Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Paranaguá fecha JAPs em Guaratuba com título no vôlei masculino

Fotos: Jairo Gomes / JAPs
Fotos: Jairo Gomes / JAPs

Conheça todos os resultados em reportagens de Jairo Gomes.

O vôlei masculino fechou a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná em Guaratuba. O título ficou com Paranaguá que venceu Colombo na final por 3 a 1, parciais de 25/21, 25/18, 25/23 e 25/18 no início da tarde deste domingo (26) no Ginásio de Esportes Jordão Correia Junior (Figueira). Foi uma partida bem equilibrada e destaque paro o terceiro set quando Colombo chegou a livrar 7 pontos de vantagem mas acabou perdendo no final. Este resultado coloca Paranaguá na fase final dos JAPs no mês de agosto em Apucarana.

Para Paulo Yoshio Kato, chefe da delegação de Paranaguá, esta conquista coroou a campanha do município que ficou entre os três primeiros colocados em todas as modalidades. Kato disse que Paranaguá irá com uma grande delegação para Apucarana em agosto, pois além das coletivas conquistadas em Guaratuba também está garantida em várias individuais.

Na disputa do terceiro lugar, Guaratuba levou a melhor e venceu Fazenda Rio Grande por 2 a 1, parciais de 22/25, 25/22 e 15/8.

De virada, Paranaguá é campeão no futsal masculino

De virada. Assim foi o título conquistado por Paranaguá no torneio de futsal masculino da fase regional dos JAPs. Em partida disputada na manhã deste domingo, no Ginásio de Esportes José Richa, o time parnanguara venceu Colombo por 2 a 1 e garantiu presença na fase final em Apucarana, no mês de agosto.

O time de Colombo saiu na frente com gol de Felipe. Ainda no primeiro tempo, Lucas Oliveira empatou e Jean fez o gol da vitória do time de Paranaguá. Para o técnico campeão, Dilson Carlos, “este título vai dar um novo ânimo para a disputa na série Prata do Campeonato Paranaense”.

Na disputa do terceiro lugar, Campo Magro levou a melhor e venceu São José dos Pinhais por 7 a 4.

Vôlei feminino de Curitiba fica com o título

Não poderia ser melhor a volta de Curitiba aos Jogos Abertos do Paraná. Além dos títulos da bocha masculina e do handebol feminino, também ganhou o vôlei das meninas. Na rodada final disputada na manhã deste domingo no Ginásio do Figueira, o time curitibano venceu Colombo por 2 a 0, parciais de 25/7 e 25/12 credenciando-se para a etapa final no mês de agosto em Apucarana.

O segundo lugar ficou com Paranaguá que venceu Piraquara por 2 a 0, parciais de 25/20 e 25/23. Colombo ficou em terceiro.

Segundo o técnico de Curitiba, Fábio de Almeida, o China, estes títulos conquistados em Guaratuba podem ser uma alavanca para a Capital rever a sua participação nesta competição. Segundo ele, “no ano passado, a participação foi tentada mas sem sucesso, porém foi diferente este ano”. Para ele, “independente das eleições, com estes resultados, Curitiba tem tudo para voltar a ter uma maior participação nos Jogos”. China disse que o vôlei de praia já está garantido também em Apucarana e que as outras modalidades que independem de Regional “ficarão a critério dos seus responsáveis”.

Colombo leva o futebol nos pênaltis

O título do torneio de futebol ficou com Colombo. Na rodada final realizada na manhã deste domingo, no estádio Acir Braga, o time de Colombo venceu São José dos Pinhais nos penais por 5 a 4 depois de um empate no tempo normal em 1 a 1.

Os gols saíram apenas no segundo tempo. O time de São José dos Pinhais marcou primeiro com Carlos Eduardo aos 30 minutos. O gol de empate saiu aos 47 minutos através de Luís Felipe. Antes do gol de empate, o banco de reservas de Colombo reclamava de apenas 2 minutos de acréscimo. Como a igualdade saiu no último segundo, o resultado foi bem comemorado pois o time só contava com 9 atletas, devido a expulsão de 2 durante a partida.

O terceiro lugar ficou com Guaratuba que folgou na rodada deste domingo devido a eliminação de Campo Magro.

Paranaguá goleia e fatura o futsal feminino

As meninas de Paranaguá ficaram como o título do futsal. A equipe venceu Campo Largo na última rodada por 5 a 1 e garantiu a vaga para as finais no mês de agosto em Apucarana. No intervalo, o time campeão já vencia por 3 a 1. A partida foi disputada na manhã deste domingo no Ginásio José Richa.

Sem precisar jogar devido a eliminação de Antonina na véspera, o terceiro lugar ficou com Campo Magro. Neste mesmo torneio, o time de Fazenda Rio Grande foi eliminado ainda na primeira semana.

Deu Curitiba no handebol feminino

Depois da bocha, mais um título para a delegação de Curitiba. No sábado (26) foi a vez do handebol feminino que ganhou o título ao vencer São José dos Pinhais por 28 a 8. No intervalo, as duas equipes empataram em 7 gols. No início do segundo tempo, a partida ficou paralisada 20 minutos devido a contusão de duas atletas de São José dos Pinhais que se chocaram numa disputa de bola. Na disputa do terceiro lugar, Araucária venceu Antonina por 23 a 15. No intervalo, as araucarienses já venciam por 12 a 10.

Sobre o retorno de Curitiba aos JAPs o coordenador de Projetos de Base de Curitiba, Rui Girardello, disse que “foi uma iniciativa do pessoal do handebol, do vôlei e da bocha”. Curitiba foi uma das fundadoras dos Jogos Abertos do Paraná em parceria com Londrina em 1957e ficou por vários anos fora das disputas.

Antonina vence Paranaguá e é campeã no handebol masculino

A equipe de Antonina é a campeã do torneio de handebol masculino. O título foi conquistado na manhã de sábado no Ginásio José Richa ao vencer Paranaguá por 23 a 20. No intervalo, a vantagem era dos parnaguaras por 11 a 10.

Com o título, Antonina volta a uma final de Jogos Abertos do Paraná depois de alguns anos. Segundo o técnico Diogo Machado, a última vez foi em 2009. “Sempre ficávamos de fora, perdendo a vaga para Paranaguá. Hoje foi diferente. Este resultado tem um sabor especial”. Diogo acrescentou que nas finais dos JAPs vai reforçar o time.

Na disputa do terceiro lugar, Araucária levou a melhor e venceu São José dos Pinhais por 23 a 15. Na equipe de São José a presença do veterano goleiro Armando Kolbe Junior, de 56 anos. Ele está na modalidade desde os 15. Já jogou em várias equipes do Estado inclusive com Jair Grasso, de Campo Mourão no início da carreira. Sobre os planos de jogador, Armando disse que pretende jogar mais uns 2 anos “ou então até quando me chamarem”.

Reportagem e fotos de Jairo Gomes / JAPs

 

Leia também