Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Assista o Programa Expedições no Parque Saint Hilaire/Lange

Foto: Rodrigo Torres/PNSHL — com Sr. Alfredo de Freitas e Aline Dale
Foto: Rodrigo Torres/PNSHL — com Sr. Alfredo de Freitas e Aline Dale

O Programa Expedições, da TV Brasil, veio a Matinhos e Guaratuba para mostrar o Parque Nacional Saint Hilaire/Lange e seu entorno. Assista aqui.

A equipe visitou comunidades rurais de Parati e Cabaraquara, em Guaratuba, que vivem do plantio agrícola e da piscicultura. Um dos destaques foi seu Alfredo de Freitas, morador do Parati, precursor do cultivo de ostras que despertou interesse de estudiosos da UFPR. A expedição inclui, também, um passeio pelos manguezais da baía de Guaratuba.

Com 25 mil hectares, o Saint Hilaire/Lange abrange regiões que variam de 20 metros acima do nível do mar até montanhas com altitudes superiores a 1.700 metros acima do nível do mar.

Os expedicionários subiram a trilha da Torre da Prata, que fica a 1.497 metros acima do nível do mar, onde conheceram o Sapinho da Montanha, que mede até 1 cm. O brachycephalus, é uma espécie endêmica da região.

Algumas espécies raras, objeto de pesquisas científicas, também foram filmadas – como a canela (Ocotea marumbiensis), espécie botânica recentemente descrita, e o sapinho da montanha (Brachycephalus izecksohni), espécie minúscula (1 cm) que só existe no Parque. Foi mostrada ainda uma pesquisa que trata da riqueza e conservação da flora do Parque, com toda sua beleza.

O Correio do Litoral enviou o vídeo para seu canal no Youtube para permitir que ele fosse “embedado” (compartilhado) e para corrigir um erro na publicação original – os minutos iniciais mostram a barrra de cores e tela escura. O vídeo foi publicado no site do Programa somente nesta quinta-feira (4). Veja: http://tvbrasil.ebc.com.br/expedicoes/conteudo/parque-saint-hilaire-lange

Leia também