Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Mounir Chaowiche confirma rede de esgoto em Caieiras

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, agora cidadão de Guaratuba, assegurou que a ampliação da rede de esgoto até o bairro Caieiras é um compromisso seu e do governador Beto Richa.

Também garantiu que não vai descansar até conseguir a regularização fundiária do Castel Novo, iniciada quando era presidente da Cohapar e que esbarrou nos órgãos ambientais do Estado.

Cidadão de Guaratuba

Chaowiche recebeu o título de Cidadão Honorário, na Câmara Municipal, na noite desta sexta-feira (5). A sessão solene foi conduzida pelo presidente Mordecai Magalhães de Oliveira e contou com a presença dos vereadores Sergio Patrício Braga, Fábio Chaves Espiga, Laudi Carlos de Santi Tato, Cátia do Doro e Almir Troyner.

Também prestigiaram o evento a prefeita Evani Justus, o vice-prefeito Vandir Esmaniotto, o deputado estadual Nelson Justus, o vereador de Curitiba Nelson do Parolin, secretários e servidores municipais, diretores e funcionários da Sanepar. Mounir Chaowiche veio acompanhado de sua esposa, Ana Maria Gouveia Chaowiche.

O título de cidadão foi proposto pelo vereador Tato e sancionado pela prefeita Evani Justus através da Lei nº 1.672.

Saneamento e moradia – Os investimentos da Sanepar, que colocam Guaratuba com um índice de aproximadamente 90% de esgoto tratado, foi a principal justificativa para concessão da honraria. Chaowiche também deu uma atenção especial ao Município quando ocupou a presidência da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), entre 2011 e 2015.

Em sua gestão, a Cohapar intermediou recursos do programa federal “Minha Casa, Minha Vida” para construção de 39 moradias para população de baixa renda. Também iniciou a regularização dos imóveis da antiga comunidade de pescadores de Caieiras.

382 casas

Segundo Mounir Chaowiche, o projeto da prefeita Evani de regularização de um antigo loteamento foi concluído pela Cohapar e até tinha “recursos carimbados” do Estado, conseguidos pelo deputado Nelson Justus. O projeto beneficiaria os atuais moradores do Castel Novo e ainda permitiria o financiamento de mais 382 casas: 202 casas do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), 60 do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e 120 financiadas com recursos do FGTS.

Os recursos já haviam sido liberados, a regularização tinha respaldo do Ministério Público Estadual, mas todo o esforço esbarrou nos órgãos ambientais do próprio Estado.

Esgoto em Caieiras

Antes de seguir para a Câmara, à tarde, o presidente da Sanepar e diretores da empresa estiveram no gabinete da prefeita. Um dos assuntos foi o projeto Guaratuba Digital. A Sanepar também inicia projetos de interligação do seu sistema. Um dos detalhes que chamou atenção dos técnicos foram os hidrômetros da prefeitura conectados por internet wi-fi.

Durante a solenidade na Câmara, o presidente da Sanepar confirmou seu compromisso e do governador Beto Richa na ampliação da rede de coleta de esgoto até a comunidade de Caieiras. A reivindicação antiga havia sido tratada novamente no início do ano por uma comitiva de vereadores que esteve na sede da Sanepar. No dia 22 de janeiro, Oliveira, Sergio Braga, Fabio Espiga, Tato e Juarez conversaram, em Curitiba, com o presidente e com técnicos da empresa sobre o assunto.

Na conversa ficou reforçada a alternativa de levar a rede através das Pedras de Caieiras e sobre ela construir uma passarela. A proposta é reconhecida pelos técnicos como mais barata do que levar a tubulação através da estrada de acesso. Além da economia, a passarela seria uma compensação pelo impacto na orla e ainda de uma forma de proteger a rede e evitar acidentes.

Uma semana depois, no dia 29, a prefeita Evani voltou a tocar no assunto com o presidente da Sanepar e o governador, durante a inauguração das obras de ampliação da rede de esgoto e abastecimento da Sanepar em Coroados.

Nesta sexta-feira, Chaowiche informou que os estudos técnicos já estão quase prontos na Diretoria de Investimentos da Sanepar que também irá “alavancar os recursos”.

Após a solenidade, o homenageado recebeu os presentes em um coquetel de confraternização na panificadora Brot Pão.

Leia também