Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Crianças e adolescentes de Guaratuba definem plano para os futuros prefeitos

Crianças e jovens de Guaratuba já traçaram um rumo das políticas públicas voltadas a eles para os próximos 10 anos.

Eles tiveram participação ativa e maioria absoluta no Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente, discutido e elaborado num fórum, realizado na quinta-feira (24), no Clube Ypiranga. Foram exatos 199 participantes: 63 trabalhadores da área, 3 cidadãos adultos que quiseram participar, e 133 crianças e adolescentes.

Participaram grêmios estudantis, crianças e jovens dos programas sociais e estudantes em geral. Entre os adulto, professores, assistentes sociais e profissionais do Município ligados à saúde, à cultura e ao esporte.

Os delegados, com idade a partir dos 7 anos, puderam discutir e propor as políticas que deverão ser adotadas pelos próximos prefeitos e instituições da área da infância e juventude. Dois vídeos resumem a compreensão que eles têm do debate o do plano. 

Segundo a secretária-executiva dos Conselhos, Shyrleide Lima, da Secretaria do Bem Estar e Promoção Social, as discussões seguiram um molde do Plano Estadual, elaborado em 2013, e 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado em 2015.

O plano foi discutido e elaborado em seis eixos: 1. Direito à vida e à saúde; 2. Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; 3. Direito à convivência familiar e comunitária; 4. Direito à educação, cultura, esporte e lazer; 5. Direito à profissionalização e à proteção no trabalho; 6. Fortalecimento das estruturas do Sistema dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O resultado do debate será organizado na próxima semana pelo Comitê Intersetorial de Elaboração e Implantação do Plano Decenal, formado por representantes de diversas instituições como Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, conselhos sociais, Núcleo Regional de Educação e órgãos da Prefeitura.

Estes adultos terão a tarefa de organizar as propostas aprovadas no fórum, definir os órgãos e instâncias responsáveis por sua implantação e, sempre que possível, definir a origem dos recursos necessários. Não vão mudar o que foi decidido no fórum.

Após a conclusão do documento, o Correio do Litoral vai divulgar o Plano Decenal completo.

O vídeo abaixo foi produzido pelos adolescentes do programa Jovem Aprendiz, desenvolvido pelo Município e pelo Senac.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=SwVFZGQ6s70[/embedyt]

Leia também