Estado inaugura maternidade de R$ 11,2 milhões em Paranaguá
A unidade atenderá Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba

O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (2), ao lado do vice-governador Darci Piana, da inauguração da Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes, em Paranaguá, no Litoral. Com investimento de R$ 11,2 milhões, a unidade passa a funcionar anexa ao Hospital Regional e será referência para sete municípios da região.
Para Guto Silva, a entrega reforça a política pública voltada à atenção integral. “Uma entrega repleta de simbolismo. Estamos na cidade-mãe do Paraná inaugurando uma maternidade. É importante cuidar das mães, do nascimento, da vida. O Paraná é referência nesse atendimento, desde o pré-natal até o parto”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância da estrutura para o atendimento. “A infraestrutura dá condições para a equipe médica prestar um bom trabalho. Paranaguá merecia essa maternidade adequada, moderna. Depois dela, vem a creche, a escola. O Paraná olha para toda essa trajetória. É um governo que cuida das pessoas”, disse.
A cerimônia marcou o último ato de Guto Silva à frente da Secretaria das Cidades antes da desincompatibilização. “Hoje é meu último ato de governo em Paranaguá. A partir de amanhã me dedico exclusivamente à pré-campanha ao Governo do Estado, para dar continuidade a esse projeto que está transformando o Paraná”, declarou.
AMPLO ATENDIMENTO
A maternidade possui 1,2 mil metros quadrados, com 23 leitos de internação e três de observação. A unidade atenderá Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.
Entre os diferenciais estão cinco leitos do tipo PPP (pré-parto, parto e pós-parto), que permitem que todo o processo ocorra no mesmo ambiente, com mais conforto e vínculo entre mãe e bebê, alinhado às diretrizes de humanização do atendimento.

