Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

CRM WhatsApp: Como Aumentar o Lucro da Sua Empresa e Vender Mais

Neste artigo vamos explicar como o CRM WhatsApp pode ser um grande aliado nas vendas e aumento do lucro da sua empresa.

Sabemos que o lucro está relacionado a quantia de vendas que a sua empresa realiza em contrapartida aos gastos mensais que todo estabelecimento tem, seja ele físico ou digital. Assim, o lucro está estritamente ligado ao crescimento da empresa, a qual para crescer e pode investir mais precisa automaticamente, vender mais.

Neste artigo vamos explicar como o CRM WhatsApp pode ser um grande aliado nas vendas e aumento do lucro da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é CRM WhatsApp e por que utilizar como estratégia de venda?

O WhatsApp se tornou um dos app mais baixados em todo o Brasil, isso devido às diferentes funções de comunicação que o app traz, como figurinhas, áudios, vídeos, envio de fotos, localização, arquivos, e até mesmo função de cobrança e pagamento.

O Whatsapp foi lançado em 2009 e rapidamente se espalhou nos celulares dos brasileiros de todas as idades. Hoje, desde crianças até idosos, conseguem usar o app sem muita dificuldade. Além de intuitivo, o aplicativo é gratuito e de comunicação em tempo real. Todos esses fatores influenciaram e fizeram do WhatsApp um dos aplicativos mais vistos durante o dia, sendo checado centenas de vezes.

Toda essa fama e presença em celulares de adolescentes, jovens, adultos e idosos, faz do Whats uma potência de comunicação e venda para a sua empresa. Agora imagine tudo isso aliado às funções de organização, armazenamento de dados automáticos e nutrição do fluxo de vendas já conhecidos do CRM.

Assim, o WhatsApp CRM é uma ferramenta de CRM com funções próprias para o WhatsApp. Ao utilizar um software desses na sua empresa as chances de vendas são muito maiores, pois o app está presente em milhares de celulares e é visto centenas de vezes por dia, nenhum outdoor no mundo consegue chamar tanta a atenção do brasileiro como uma notificação do WhatsApp.

Ou seja, se você deseja vender precisa se comunicar, e não há caminho melhor para a comunicação do que utilizar o WhatsApp aliado às funções do CRM.

Como utilizar o WhatsApp CRM nas vendas

Selecionamos 3 passos fundamentais para você utilizar o WhatsApp CRM na sua empresa e com isso vender muito mais. Conheça cada um.

Primeiro passo: estratégia de comunicação

Vender está ligado, de forma inseparável, a comunicar. Ninguém compra sem ter uma comunicação, e isso não implica em uma comunicação pessoa com pessoa, mas sim, marca com cliente. Portanto, a base está na comunicação certa para o público certo.

A comunicação certa depende do público com quem você vai estar falando, por exemplo, se a sua empresa é uma churrascaria o seu público alvo não será vegano ou vegetariano. Assim, comunicar bem não significa comunicar certo, pois é preciso comunicar com o público certo, e partir desse alvo (o público) alinhar a comunicação.

Portanto, o público alvo direciona a comunicação. E é a comunicação que atrai, nutri e vende. A comunicação é feita por meio das redes sociais, site, atendimento, e-mail, whatsapp, identidade visual e qualquer outra ação da sua empresa para o cliente.

Saiba o que chama a atenção do seu público, quais são os valores e interesses deles, invista em profissionais que saibam desenvolver uma identidade visual assertiva, e use tudo isso para as vendas por meio do WhatsApp. Afinal, o app será um atendimento personalizado e aproximado com o seu cliente, e você precisa saber como se comunicar com o público alvo.

Segundo passo: Atração e nutrição

Com o público alvo em mente, é o momento de atrair e nutrir as pessoas que se encaixam no perfil de cliente da sua empresa. Imagine que você vende uma solução e existem pessoas que precisam dessa solução, e são elas que você precisa atrair.

A atração de clientes ocorre por diferentes estratégias de marketing, como redes sociais, anúncios, participação em feiras e eventos e até mesmo outdoors pela cidade. O ponto chave é que a comunicação final seja feita pelo WhatsApp e organizada pelo CRM.

Assim, os contatos adquiridos pelas estratégias de marketing serão nutridos pelos conteúdos divulgados no WhatsApp, pois o app aproxima as pessoas muito mais rápido do que outras redes de comunicação. Essa rapidez auxilia nas vendas, que ocorrem em menos tempo e com menos esforço da equipe comercial e de atendimento. E, tempo também está relacionado ao lucro.

Terceiro passo: presença e organização

A sua empresa precisa estar presente na vida do cliente e futuro cliente, mas sem ser exagerada e repetitiva, tem que ser presente o suficiente para ser lembrada no momento de decisão de compra.

O cérebro associa o que é conhecido com o que é seguro, por isso, manter a sua empresa conhecida e na memória do cliente aumenta as chances do cliente escolher a sua empresa na hora de decisão de compra do que a empresa do concorrente, devido a esse fator de conhecimento e proximidade com a marca.

E organização é um fator que engloba tudo o que apresentamos até aqui. Sem organização fica difícil comunicar com o público certo, e muito mais para nutrir os leads captados nas ações de marketing.

Você precisa saber quais mensagens foram enviadas, quando foram visualizadas e respondidas, se aquela pessoa está no topo, meio ou fundo do funil, se já é cliente ou nunca realizou uma compra. São muitas informações que precisam estar organizadas para que o atendimento ocorra de forma assertiva, sem repetições de mensagens, sem esquecer de enviar uma mensagem.

O WhatsApp Business possui etiquetas personalizadas para os contatos, e o CRM tem diferentes funções de organização de fluxos e lembretes de mensagens. Assim, fica muito mais fácil manter a ordem e entregar o melhor para o seu cliente, sem perder dados, sem perder o histórico de comunicação com cliente.

Imagine a seguinte situação: o cliente entra em contato com a empresa para saber o status do pedido feito, alguém responde. Passa uns dias o cliente entra em contato novamente, se alguém envia uma mensagem de boas-vindas, imagine quão frustrado esse cliente ficaria em ter que explicar tudo novamente sobre o pedido feito. Esse tipo de erros, e muitos outros, são evitados com um CRM integrado com WhatsApp.

Assim, se você quer aumentar as vendas pelo WhatsApp precisa investir em um CRM completo, que entregue todas as funções que você precisa.

Leia também