Goura critica condições dos ônibus da Viação Graciosa no Litoral
O deputado estadual Goura (PDT) cobrou nesta segunda-feira (10), durante sua fala no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, uma solução urgente para os problemas recorrentes com os ônibus da Viação Graciosa, que faz o transporte de passageiros entre Curitiba e o Litoral do Paraná e entre as cidades litorâneas.
Goura denunciou os serviços prestados pela empresa, com relatos de usuários sobre veículos acidentados com com perda de rodas e freios, incêndios e falta de higiene no ônibus.
“Foram relatados inúmeros problemas recorrentes, que causam transtornos para toda a população que depende do transporte coletivo. Nem todos têm um automóvel ou podem utilizar um aplicativo de transporte. A imensa maioria da população depende do transporte público e enfrenta uma situação completamente precária”, afirmou o deputado.
Apelo aos deputados
Goura explicou que fez questão de usar a palavra para buscar sensibilização e unidade entre os deputados, reforçando que o transporte coletivo deve ser uma prioridade devido à sua função social.
“Mesmo aqueles deputados que não atuam diretamente no litoral precisam entender a gravidade do problema. Essa é uma questão de interesse da população, não importa se somos oposição ou base do governo. Precisamos de solução”, disse.
“Estamos lidando com um serviço precário que prejudica a economia do litoral e afeta diretamente a vida da população que depende do transporte público diariamente”, destacou Goura.
Segundo ele, essa situação contrasta com os grandes esforços que o Governo do Estado tem feito na infraestrutura do litoral, incluindo investimentos expressivos no orçamento. “No entanto, sem um transporte de qualidade, esses avanços perdem seu impacto na vida das pessoas.”
Casos denunciados
“Denunciamos o péssimo serviço prestado pela Viação Graciosa, que tem colocado em risco a segurança da população. Exemplos recentes incluem: ônibus pegando fogo com 28 passageiros em Morretes (março de 2024); caso de incêndio em um ônibus da empresa na BR-277 (fevereiro de 2025); ônibus perdendo uma roda na BR-277 (agosto de 2024) e na BR-277 (julho de 2024) e ônibus com 29 passageiros falhando nos freios e precisando usar a área de escape na BR-376”, relatou Goura.
Pedido de providências
Segundo o deputado foram tomadas algumas medidas para buscar uma solução para o problema. “Nosso primeiro passo foi fiscalizar, denunciar e dar visibilidade ao problema. Já encaminhamos ofícios ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, e ao Ministério Público do Estado, solicitando providências urgentes”, informou.
O deputado apresentou em plenário as seguintes sugestões da população local:
Tarifa única e interligação das linhas, com horários padronizados
Linhas diretas entre o Litoral Norte e o Litoral Sul
Mais ônibus e aumento na frequência de horários
#TarifaZero no transporte intermunicipal
Outro lado – O Correio entrou em contato com a Viação Graciosa e irá publicar a resposta da empresa se houver.


