Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Navio com mais de 1,3 mil passageiros atraca no Porto de Paranaguá

Mais de mil turistas de várias partes do mundo desembarcam na manhã desta segunda-feira (22), no Porto de Paranaguá, para conhecer um pouco do Paraná.

Eles estavam a bordo do navio Veendam, de bandeira holandesa, que veio de Punta del Este, no Uruguai, e seguirá viagem, ainda no início da noite desta segunda-feira, para o litoral paulista.

Entre os mais de 1,3 mil turistas que estavam a bordo, a maioria é do Canadá e Estados Unidos. Uma parte deles seguiu de ônibus para Morretes e outra parte foi para Curitiba para almoçar em Santa Felicidade e visitar os principais pontos turísticos da Capital.

Para os visitantes que ficaram em Paranaguá, a prefeitura local colocou ônibus para traslado até o centro histórico, onde foi montado um receptivo para orientar sobre os passeios na cidade.

A Secretaria de Estado do Turismo colaborou na coordenação do receptivo dos passageiros do Veendam. Para o titular da pasta, Celso de Souza Caron, a chegada desse navio mostra que o Paraná tem condições de ser inserido nas rotas dos grandes cruzeiros marítimos e há uma sensibilização do empresariado e do poder público nesse sentido. “A tendência é de que o Paraná receba cada vez mais navios de passageiros”, afirmou Caron.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Alberto de Paula Lenz César, a vinda do navio da Holland America Line – uma das maiores companhias de cruzeiros do mundo – teve a articulação de várias instituições. E é dessa forma que se pretende trabalhar para atrair a Paranaguá outras operadoras de turismo marítimo.

O vice-presidente do Movimento Pró-Paraná, que reúne várias entidades da sociedade civil organizada, Cleverson Marinho Teixeira, aposta nessa integração entre a iniciativa privada e o poder público para o fomento do setor turístico do Estado. “O Paraná é um estado muito importante e um pólo de turismo. As cidades litorâneas têm características muito peculiares em seu visual, na geografia, gastronomia e na cordialidade das pessoas e, por esses aspectos, já são um grande atrativo”, afirmou. “A iniciativa da Administração dos Portos em integrar esforços é extremamente válida, pois essa sinergia, esse entendimento tem que existir”, complementou.

A Associação Comercial do Paraná (ACP) também abraçou a ideia de transformar o Porto de Paranaguá em uma “porta de entrada” do turismo internacional no Paraná, conforme defendeu o vice-presidente da entidade, Áureo Simões Júnior. Para ele, o turismo é um “importante fator desenvolvimento econômico do Estado”. A inserção de Paranaguá na rota dos cruzeiros ajudaria a movimentar a atividade turística não só no Litoral, mas em várias cidades paranaenses. Por isso, a importância da cidade dispor de um terminal marítimo de passageiros.

O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, encaminhou à Secretaria Especial de Portos (SEP), o projeto de construção de um terminal marítimo de passageiros em Paranaguá, como proposta de inclusão no PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O projeto é da Prefeitura de Paranaguá e recebeu contribuições da Appa e da Capitania dos Portos do Paraná.

Cruzeiros – Segundo informações da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), os cruzeiros marítimos movimentaram, na temporada 2008/2009, quase US$ 350 milhões. Mais de 500 mil turistas embarcaram nos 16 navios que navegaram pela costa brasileira. A temporada 2009/2010, de acordo com a entidade, é a maior já realizada no País. De outubro do ano passado até maio próximo, 18 embarcações terão navegado em águas brasileiras.

Foi, justamente, a expansão da atividade no Brasil que motivou a criação da Abremar, em janeiro de 2006. Hoje, a entidade reúne 19 associadas e atua no sentido de consolidar o Brasil como destino dentro do mercado mundial de cruzeiros.

Fonte: Appa – fotos: Rodrigo Félix Leal / Appa

Leia também