Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Puxada de rede de Pontal do Paraná pode virar patrimônio nacional

Foto: Divulgação da Prefeitura de Pontal do Paraná

A puxada de rede dos pescadores artesanais de Pontal do Paraná poderá ser reconhecida como patrimônio nacional cultural.

O Departamento de Cultura da Prefeitura estão elaborando o um projeto para reconhecer a atividade como patrimônio imaterial cultural, e com isto, garantir a proteção da pesca artesanal, ameaçada pelo desenvolvimento econômico.

O Projeto Patrimônio Imaterial Cultural da Puxada de Rede de Pontal do Paraná recebeu na sexta-feira (31) técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (iphan). Eles explicaram que bens culturais imateriais passíveis de registro pelo Iphan são aqueles que detém continuidade histórica, possuem relevância para a memória nacional e fazem parte das referências culturais de grupos formadores da sociedade brasileira.

Detran Julho 2025

Constituição Federal, em seu artigo 216, prevê que sua preservação deve ser feita em parceria do Estado com a sociedade.

Também marcaram presença na reunião membros do Institucional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), estudantes e professores do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM), os vereadores Marco Rocha e Baiano, o secretário de Recursos Naturais Udo Leto, Marcos Girotto da mesma secretaria, representantes da Colônia de Pescadores Z-5 e pessoas da comunidade.

A iniciativa da Prefeitura de Pontal abre caminho para a preservação da pesca artesanal em todo o Litoral do Paraná.

Com informações a Assessoria de Comunicação de Pontal do Paraná

Leia também