Puxada de rede de Pontal do Paraná pode virar patrimônio nacional

A puxada de rede dos pescadores artesanais de Pontal do Paraná poderá ser reconhecida como patrimônio nacional cultural.
O Departamento de Cultura da Prefeitura estão elaborando o um projeto para reconhecer a atividade como patrimônio imaterial cultural, e com isto, garantir a proteção da pesca artesanal, ameaçada pelo desenvolvimento econômico.
O Projeto Patrimônio Imaterial Cultural da Puxada de Rede de Pontal do Paraná recebeu na sexta-feira (31) técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (iphan). Eles explicaram que bens culturais imateriais passíveis de registro pelo Iphan são aqueles que detém continuidade histórica, possuem relevância para a memória nacional e fazem parte das referências culturais de grupos formadores da sociedade brasileira.
Constituição Federal, em seu artigo 216, prevê que sua preservação deve ser feita em parceria do Estado com a sociedade.
Também marcaram presença na reunião membros do Institucional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), estudantes e professores do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM), os vereadores Marco Rocha e Baiano, o secretário de Recursos Naturais Udo Leto, Marcos Girotto da mesma secretaria, representantes da Colônia de Pescadores Z-5 e pessoas da comunidade.
A iniciativa da Prefeitura de Pontal abre caminho para a preservação da pesca artesanal em todo o Litoral do Paraná.
Com informações a Assessoria de Comunicação de Pontal do Paraná