Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Tartaruga é resgatada na praia em Guaratuba

Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi encontrada por volta das 17h30 deste domingo (20), na praia das Canoas, próximo ao Morro do Cristo, em Guaratuba. O animal de cerca 45kg e 60 cm, apresentava sinais que estava debilitada.

Rapidamente foi criada uma área de isolamento ao redor do animal pela equipe da Secretaria Municipal da Segurança Pública. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente prestou o atendimento inicial até a chegada da equipe do Projeto de Monitoramento de Praias, do Centro de Estudos do Mar (CEM/UFPR).

A tartaruga foi levada para reabilitação ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, que fica no CEM, em Pontal do Paraná.

Nesta época do ano, muitos animais aparecem nas praias, eles param nas orlas do nosso litoral para descansar, estão fracos e muito cansados por causa do longo percurso que fazem. Esse tempo de descanso é essencial para que continuem sua trajetória de migração, e, durante esse descanso, as pessoas devem manter-se afastadas, não alimentar ou tocar no animal, o que poderá estressa-lo.

Segundo a secretária do Meio Ambiente de Guaratuba, Adriana Correa Fontes, devemos lembrar que a praia faz parte da casa deles, “nós somos os invasores, devemos respeitar a natureza, assim como a necessidade de repouso e descanso desses animais, para que assim voltem a sua jornada de idas e vindas às nossas praias”.

Após o resgate, o diagnóstico inicial feito pela equipe veterinária avaliou o animal como debilitado e pouco responsivo.A tartaruga-cabeçuda está em na sala de estabilização recebendo os primeiros medicamentos para estabilização de sua condição.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341.

Fonte e fotos: Prefeitura de Guaratuba

Leia também
Comentários
Carregando...