Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

110 motoristas são autuados por embriaguez no Litoral

A Polícia Civil autuou 110 motoristas por embriaguez ao volante desde o início da operação Verão, no 21 de dezembro. As autuações são resultado de ações de fiscalização diária de forma integrada com a Polícia Militar em todo litoral do Paraná.

O número de autuações, apesar de menor, é parecido com o do mesmo período do ano anterior, que totalizou 112 atuações. Razão pela qual a conscientização por parte dos motoristas é importante.

Crime – O Código de Trânsito Brasileiro define que dirigir embriagado é crime. O delito é tratado como de perigo real, já que o fato do indivíduo dirigir após ingerir bebidas alcoólicas expõe o condutor e demais pessoas que estão ao  seu redor a perigo iminente.

Teste alcoolemia – O motorista que apresenta indícios de embriaguez ao volante é convidado a realizar o teste de alcoolemia, conhecido como “bafômetro”. O teste não pode ultrapassar o valor de 0,3 ml. O cidadão tem o direito de se recusar a fazer o teste, entretanto, a autoridade policial poderá proceder com a autuação em flagrante se o indivíduo apresentar sinais visíveis de embriaguez, tais como: forte hálito etílico, olhos vermelhos, fala arrastada e dificuldade de coordenação motora.

Multa – O indivíduo flagrado conduzindo veículo sob efeito de álcool também sofre pena administrativa. A qual incide na suspensão da Carteira de Habilitação Nacional por um ano e multa de R$ 2.934,70.

Fonte: Polícia Civil do Paraná

Leia também