Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

CUT define pauta para 2014 em Praia de Leste

cut-16052014A mobilização dos trabalhadores nestas eleições e a defesa de um plebiscito para a reforma política foram os principais temas da 14ª Plenária Estadual da CUT, realizada neste final de semana em Pontal do Paraná.

Segundo os organizadores, a abertura do evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre elas a senadora Gleisi Hoffmann, pré-candidata ao Governo do Paraná, e o presidente estadual do PT, deputado Ênio Verri.

Os debates aconteceram até o domingo (18), na Associação Banestado, em Praia de Leste.

“Temos este ano muitos desafios, temos as eleições no Paraná contra um Governo que privatiza tudo. Temos que realizar o plebiscito da reforma política, para que possamos eleger trabalhadores e trabalhadoras. Também precisamos dar continuidade ao nosso projeto político nacional”, elencou a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.

A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, ressaltou as mudanças no Brasil. “Estamos falando de filho de trabalhador, de filho de pobre, que agora pode frequentar a universidade e estudar fora. Estamos falando de um salário mínimo que tem crescido todos os anos bem acima da inflação. Tenho certeza que nessa caminhada para o futuro, com esse movimento sindical e social, vamos construir mais quatro anos de uma grande revolução neste País.”, destacou.

O coordenador da Coordenação dos Movimebtos Sociai (CMS), Gustavo Erwin Kuss, destacou a importância do plebiscito neste processo. “A CUT é a única central que nasceu da vontade da classe trabalhadora. Precisamos, daqui até setembro, estar engajados neste processo de formação e mobilização política, coletando mais de 10 milhões de votos, dizendo sim para uma constituinte exclusiva e soberana para a reforma política”, enfatizou.

Gleisi destaca obras do governo federal no Paraná

gleisi-cut-16052014Durante a abertura da Plenária, a senadora Gleisi Hoffmann fez a tradicional análise de conjuntura nacional e estadual.

Gleisi destacou que há três anos consecutivos o Brasil está entre os principais destinos de investimentos estrangeiros e que isso se deve a estrutura que o País desenvolveu nos últimos anos. A senadora criticou o discurso da oposição. “Nós crescemos, distribuímos renda e melhoramos a vida das pessoas. Hoje temos uma reserva de US$ 370 bilhões, o que dá segurança de investimento, não nos deixa vulneráveis”, revelou.

“Nós retomamos o investimento em infraestrutura e na área social, com o investimento público saindo de 2,6% para 4,4% do PIB. Aqui mesmo, no Paraná, temos muitas obras rodoviárias, os contornos, investimentos em mobilidade urbana, saneamento, em distribuição de água, casa, moradia”, afirmou.

Ênio Verri ressaltou que as únicas políticas sociais que estão no Paraná são do Governo Federal. “Mesmo assim o Governo Beto Richa não aplica boa parte das políticas sociais do Governo Dilma, como o programa Minha Casa Minha Vida. São 100 mil casas no Paraná com recursos do Governo Federal, onde o Beto Richa não entra com nada, apenas com a pirâmide branca, caixa de som e foguete para inaugurar, mas não cita o Governo Dilma”, criticou.

Fonte e fotos: CUT/PR

Leia também
Receba nossa notícias em seu e-mail.
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...