Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Governo define licenciamento e estuda 3 locais para a Ponte de Guaratuba

Imagem: Google

O governo estadual definiu nesta semana mais um detalhe importante para viabilizar a construção da ponte de Guaratuba. Também antecipou que estão sendo avaliados três pontos de ligação entre as duas margens da baía.

Uma das propostas tem 800 metros de comprimento e vai de Caieiras até a Prainha, próximo aos portos de embarque do ferryboat.

O governo anterior licitou um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), ao custo de R$ 832,8 mil, que está desde o ano passado nas mãos do atual governo, mas que não foi divulgado ao público. A promessa atual é de lançar o edital da construção ainda no final de 2020.

Nessa semana, em reunião no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Ratinho Junior, foi definido que o licenciamento da obra será por meio de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima).

“Com essa decisão, avançamos mais uma etapa para dar continuidade ao projeto da ponte de Guaratuba”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes,

O diretor de Licenciamento e Outorga do Instituto Água e Terra (IAT), José Volnei Bisogin, falou sobre a especificidade do licenciamento destinado para empreendimentos de grande porte e as particularidades do projeto da ponte. “Temos três possibilidades de localização e o EIA-Rima vai apresentar aquela que terá menor impacto ambiental”, disse Bisogin.

Faixa de Infraestrutura – Com relação à Faixa de Infraestrutura e o questionamento na Justiça da Licença de Instalação (LI) da obra em Pontal do Paraná, o diretor disse que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deve se posicionar em breve. “A obra já tem uma Licença Prévia (LP) em vigor e um pedido de LI em tramitação. A Sedest aguarda a decisão da justiça para, se necessário, propor algum ajuste e dar continuidade à execução. O Estado ainda poderá fazer algumas adequações”.

Leia também