Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Evani anuncia construção de hospital em parceria

op-verao-evani1A Prefeitura de Guaratuba fará convênio com uma instituição filantrópica para construir um hospital na cidade. A notícia foi dada pela prefeita Evani Justus durante a abertura da Operação Verão, na tarde desta quinta-feira (18), na Praia Central.

Pela manhã, Evani reuniu-se com vereadores para tratar da parceria com a Fundação Pró-Hansen, de Curitiba. Pelo acordo, o hospital vai destinar 60% das instalações para pacientes do sistema público (SUS) e 40% para convênios e particulares.

Evani apresentou projeto primeiramente aos vereadores

Participaram da reunião os vereadores Mordecai de Oliveira, Sergio Braga, Laudi “Tato”, Almir Troyner, Cátia Silvano, Juarez Galego, Raul Chaves e Fabio Chaves, os secretários de Saúde, Alex Antum, e de Assuntos Jurídicos e Segurança Pública, Jean Colbert, e ainda a diretora do Hospital Municipal de Guaratuba, Patrícia Chaves, e o dentista Wilson Bonatto.

O hospital terá atendimento de pediatria, clínica geral e traumatologia. Haverá unidades de terapia intensiva (UTIs) pediátricas, neonatais e cardiológicas.

Parceria – A prefeita informou que as negociações aconteciam desde o início do ano e que havia dezenas de cidades interessadas na parceria. Guaratuba foi escolhida pela infraestrutura urbana, pela proximidade de centro fornecedores e pela demanda de público. O município participará com a doação de um terreno onde será construído o hospital. A instituição não solicitou nenhum tipo de isenção.

Jean Colbert, Ivone Tod e Evani Justus
Jean Colbert, Ivone Tod e Evani Justus

Durante a solenidade de abertura da Operação Verão, a prefeita Evani e a presidente da Fundação Próhansen, Ivone Tod Dechandt, assinaram um termo de compromisso de firmarem o convênio. A doação do terreno ainda deverá ser aprovada pela Câmara, que deve ser convocada extraordinariamente durante o recesso de janeiro. A área tem 10 mil metros e fica ao lado do Estádio Municipal Acir Braga, na rua Randolfo Bastos, no bairro Piçarras. O local havia sido destinado ao futuro complexo poliesportivo que deverá ser transferido para outro bairro, possivelmente o Nereidas.

O prazo estipulado para término da construção é de seis meses após a assinatura do convênio.

Fundação Pró-Hansen – A Fundação Pró-Hansen é uma instituição filantrópica com atividades de assistência médico-social, ensino e pesquisa. Foi instituída em 18 de julho de 1990 por um grupo de pessoas interessadas em aprimorar e prestar trabalhos na área de dermatologia sanitária, em especial em prol dos hansenianos.

TERRENO DE 10.000 M² NA RUA RANDOLFO BASTOS
Área de 10 mil metros quadrados na rua Randolfo Bastos

 

Área de 10 mil metros quadrados na rua Randolfo Bastos

 

 

 

Leia também