Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

As sete cidades do Litoral vão receber vacinas contra a dengue

Foto: Gabriel Rosa/AEN

Ministério da Saúde, anunciou, nesta quinta-feira (25), a expansão da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios, incluindo 101 do Paraná, com 166.740 doses para o Estado.

As sete cidades do Litoral receberão, nesta 4ª remessa, um total de 21.248 doses.

Confira a quantidade de doses da 4ª remessa para cada município:

Paranaguá: 10.449
Guaratuba: 3.034
Matinhos: 2.759
Pontal do Paraná: 1.922
Antonina: 1.257
Morretes: 1.244
Guaraqueçaba: 583

A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais:

  • Ranqueamento das regiões de saúde e municípios;
  • Quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante);
  • Cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que é fundamental que estados e municípios acompanhem as notas técnicas que serão elaboradas a cada envio.

3ª remessa tem 5.313 para o Litoral que serão enviados na segunda-feira

Após o anúncio do Ministério da Saúde sobre a ampliação da vacinação contra a dengue em 101 municípios paranaenses, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) recebeu nesta sexta-feira (26) novas 51.830 doses, da 3ª remessa.

Os imunizantes estão armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão separados para envio às Regionais de Saúde na próxima segunda-feira (29) para avanço na vacinação da população que ainda não foi vacinada da faixa etária de 10 a 14 anos.

Esta 3ª remessa da vacina da Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda, inclui 5.313 doses para os municípios do Litoral (1ª Regional de Saúde, com sede em Paranaguá).

Ficam armazenadas no Cemepar, 5.031 doses da vacina para serem distribuídas em tempo oportuno, após a definição pelo Ministério da Saúde de quais municípios serão contemplados.

Foto: Gabriel Rosa/AEN
Leia também