Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Secretários discutem ações conjuntas para o turismo e a cultura no Litoral

1º Encontro de Secretários da Cultura e do Turismo do Litoral – fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná

Guaratuba promoveu, nesta sexta-feira (18), o 1º Encontro de Secretários da Cultura e do Turismo do Litoral para trocar experiências e desenvolver ações conjuntas, sobretudo na retomada do turismo.

O evento aconteceu no casarão Marcílio Dias, construção do ano 1940, que atualmente é sede da secretaria, no Espaço Litoral.

Maria do Rocio Bevervanso, coordenadora do encontro e secretária municipal de Cultura e Turismo de Guaratuba, destacou o propósito do evento. “O objetivo da confraternização é construir uma parceria entre os sete municípios, envolvendo ações de cultura e turismo que possam acontecer no litoral do Paraná”.

Participaram os secretários Thiago Afonso de Souza (Antonina), Harrison Moreira de Camargo (Paranaguá), Gilberto Keserle e João Carlos Marcon (Pontal do Paraná) e ainda os diretores Rubson Cesar Martinez e Susan Renée Klein (Matinhos) e o presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz Filho. Também esteve presente durante todo o evento, que durou pela manhã e à tarde, o vice-prefeito de Guaratuba, Edison Camargo. 

Exemplo da Itaipu

Entre os palestrantes, André Pioli, diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, falou sobre a revista de bordo para navios de passageiros produzida pela empresa pública com os atrativos da região. Também falou da futura reabertura do Porto de Paranaguá para visitação. “Quando cheguei ao porto recebi uma missão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior: fazer nossos portos terem uma relação com as cidades do litoral do Paraná”, disse. 

Entre os assuntos, foi tratada a antiga reivindicação para a empresa Portos do Paraná assumir no Litoral um papel semelhante ao que a Usina Hidrelétrica de Itaipu tem na região Oeste, onde destina bilhões de reais em obras nos municípios e mantém projetos relacionados ao turismo e à sustentabilidade. 

Pioli recebeu das mãos do vice-prefeito Edison Camargo um exemplar da edição comemorativa dos 250 anos com os livros do ex-prefeito Joaquim da Silva Mafra: História do Município de Guaratuba e Instantâneos de Guaratuba. Todos os secretários receberam um exemplar para seu município.

Navios de cruzeiro

Harrison Moreira de Camargo, de Paranaguá, falou sobre a expectativa de retorno dos navios de cruzeiro ao Porto de Paranaguá e o impacto que isto pode ter no turismo de toda a região.

O retorno dos navios de cruzeiro e a construção de um terminal específico no Porto de Paranaguá foi um dos temas do encontro. O projeto iniciou em 2010 na gestão de Daniel Lucio Oliveira de Souza, então superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), e teve várias paradas e retomadas. A última visita de um navio com turistas foi em dezembro de 2019, pouco antes do início da pandemia.

Palestraram também no encontro o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Francisco José Squella, que falou sobre a depuração no cultivo de ostras; Patrícia Assis, diretora executiva da Adetur Litoral, e a anfitriã Rocio Bevervanso, que apresentou uma extensa agenda de eventos para Guaratuba no pós-pandemia.

Tour cultural e histórico

O 1º encontro também teve um tour guiado por Rocio Bevervanso a alguns locais de referência do turismo, da cultura e da história de Guaratuba: Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Praia Central e Praia do Morro do Cristo, Igreja Bicentenária, Praça Central, Marco Zero, Praça dos Namorados, Casarão da Cultura e Terminal Turístico Pesqueiro.

Também teve uma apresentação de fandango pelos bailarinos Santos Marques e Paola da Rosa. Durante o almoço, os convidados foram recebidos pelo cozinheiro Vandir Esmaniotto, empresário, ex-vice-prefeito e ex-secretário de Cultura e Turismo de Guaratuba.

O 2º encontro ainda não tem data definida, mas já tem o local certo, a cidade de Antonina.

Texto: Redação do Correio com informações da Portos do Paraná / AEN e Prefeitura de Guaratuba

Leia também