Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Site Mundo Tri destaca desafio de triatleta que carrega filho nas provas

O triatleta José Rosa das Neves, 46 anos, bateu seu recorde da distância Sprint no Sesc Triathlon Caiobá, com 1h46min23seg. O detalhe da história é que Neves carregou seu filho deficiente físico, Elkier, durante as etapas da natação e do ciclismo.

A reportagem é do site Mundo Tri. Leia abaixo ou no site http://www.mundotri.com.br/

Impossibilitado de se locomover por conta própria, Elkier depende dos pais para todas suas atividades. Sempre presente em sua vida, José Rosa percebeu, no ano passado, que os únicos momentos nos quais não estava com seu filho eram as horas de treino. E foi assim que ele decidiu propiciar a seu filho uma emoção que ele jamais poderia sentir: competir em um Triathlon e cruzar a linha de chegada.

No último dia 8 de março, eles completaram mais uma prova no Sesc Triathlon Caiobá, uma das competições mais tradicionais do país. Infelizmente, Neves não pôde levar Elkier durante o ciclismo, já que ele não possui recursos para adquirir uma bicicleta especial. Nos 750m de natação, um bote foi amarrado à sua cintura. Logo que conclui o percurso da etapa inicial, ele pegou o filho no colo e o levou até à primeira transição, em um trajeto de cerca de 300m. Já nos 5km de corrida, Neves o empurrou em uma cadeira de rodas especial, sob uma torcida empolgante nas ruas da pequena cidade do litoral paranaense.

“É muito gratificante proporcionar tantos momentos de alegria ao meu filho”, conta Neves que, mirando o exemplo do Team Hoyt e outros pais mundo afora, sonha em continuar praticando o Triathlon com o filho e, quem sabe, chegar a distâncias maiores.

Para ele, o suporte da família e da organização da prova foi fundamental, já que a logística de treinos e da prova em si é significativamente mais complexa. Neves aponta que a maior dificuldade no momento não é física, mas financeira, já que os equipamentos adaptados são caros e as viagens para provas custosas.

Fonte e fotos: Mundo Tri – http://www.mundotri.com.br/
Leia também