Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Nova lei promete garantir direitos dos taxistas de Guaratuba

A prefeita Evani Justus vai enviar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que deverá oferecer estabilidade para os taxistas de Guaratuba. A proposta vem sendo discutida há meses.

No início deste ano, a Associação dos Taxistas de Guaratuba (Astaxg), promoveu uma Assembleia Geral na Câmara para debater as reivindicações da categoria. Um documento aprovado na reunião serviu de base para o estudo realizado pela prefeitura.

Na tarde desta segunda-feira (22), a prefeita Evani Justus debateu com os taxistas e os vereadores da base um anteprojeto de lei para atender as principais reivindicações. Participaram da reunião, o presidente da Astaxg, Marcius Aldach Lozinski, e os taxistas Joilson Miranda e Edmilson Xavier, o secretário municipal de Assuntos Jurídicos e Segurança Pública, Jean Colbert, o presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira, e os demais vereadores da base.

O projeto que está sendo elaborado prevê um reajuste de 25% na tabela dos táxis, passando a bandeirada vigente desde 2013 de R$ 4,00 para R$ 5,00. O mais importante é a mudança da atual permissão que os taxistas têm para uma autorização. De acordo com a Prefeitura, isto vai permitir que eles tenham o direito garantido para o futuro.

Na terça-feira (23), Marcius Lozinski participou do programa “Tribuna da Prefeita”, na rádio Litorânea e comentou os avanços que a nova lei vai representar. A prefeita destacou que o reajuste na tabela foi calculado com base na inflação dos últimos anos e com a preocupação de assegurar um valor justo para os taxistas e para os usuários. “O mais importante foi dar uma garantia aos taxistas sobre o direito que eles têm de trabalhar. Estudamos os sistemas que existem em diversas cidades e buscamos fazer uma regulamentação justa e que atenda os requisitos legais”, explicou Evani.

 

Leia também