Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Festa do Divino vai até o domingo, 19, em Guaratuba

Clique na imagem para ampliar

Começa nesta sexta-feira (10), em Guaratuba, a tradicional Festa do Divino. O evento é o principal atrativo da cidade no inverno e coincide com as férias escolares – desta vez sem os alunos da rede pública estadual.

Até o domingo (19), serão diversas missas e uma novena. Mas o que atrai o público são os espetáculos, os alimentos e o comércio tanto de artesanato local quanto de vestuários vindos de fora (muita coisa da China).

A principal atração artística de 2015 é o show missa do padre Robson de Oliveira, neste domingo (12), a partir das 17h30.

A Festa do Divino é evento mais visível de uma tradição que vem sendo mantida no litoral sul do Brasil. Em Guaratuba, ela acontece desde o século XVII. Começa em maio, com os festeiros percorrendo as localidades mais distantes de Guaratuba. Eles chegam às casas, cantam e tocam música em louvor e recolhem os donativos.

Os foliões que mantêm a tradição são quatro: Edival Alves (vocal), Jorge Tavares (viola), Elói Silva (viola) e Abel Cordeiro (rabeca). Eles participam da missa de abertura, quando levam à Igreja Matriz as bandeiras vermelha, do Divino Espírito Santo, e branca, da Santíssima Trindade. Nelas são amarrados os milagres do último ano – os mais antigos ficam guardados na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. No encerramento eles retornam à festa. Passam quase despercebidos, pois neste momento é escolhido o casal festeiro mór que irá coordenar a festa do próximo ano. Enquanto há uma fila de representantes da sociedade que disputam acirradamente a função de casal festeiro, os foliões autênticos não estão deixando seguidores.

 

 

Leia também