Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Mulheres de Guaratuba exigem Delegacia da Mulher o ano todo

A implantação de uma Delegacia da Mulher que funcione o ano inteiro foi a proposta mais enfatizada na Reunião Ampliada de Políticas para as Mulheres de Guaratuba, realizada na tarde de terça-feira (15).

A prefeita Evani Justus abriu o encontro e participou da aprovação do regimento interno e das primeiras discussões.

O objetivo da reunião foi debater os quatro eixos definidos nacionalmente, apresentar e votar as propostas que Guaratuba levará à Conferência Estadual nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, em Curitiba, eleger as delegadas e formar o comitê para implantar o Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

A advogada Silvia Buchalla foi eleita como delegada não governamental e a acadêmica de Direito Carolina Calzolari ficou como 1ª suplente. No lado governamental, foi escolhida a pedagoga social Luciane Ramos, tendo a assistente social Fernanda Álvares como 1º suplente.

Ainda foram escolhidas e eleitas seis suplentes governamentais e seis não-governamentais. Além de suprirem eventual ausência das titulares, algumas suplentes podem ocupar vagas remanescentes de outros municípios que não conseguirem eleger seus representantes.

Conselho – As suplentes não governamentais também vão compor o comitê que vai implantar o Conselho dos Direitos da Mulher. O todo serão 18 mulheres que vão implantar o conselho, metade do governo e metade da sociedade. A data da criação já está marcada: 8 de março de 2016, no Dia Internacional da Mulher.

Conferência Estadual – Além da Delegacia da Mulher, que atualmente só funciona na temporada de verão, e a criação do Conselho Municipal, foram aprovadas, entre outras, as seguintes propostas que foram discutidas por quatro grupos e aprovadas na plenária:
– criação de um Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
– realização de um censo municipal para traçar o perfil das mulheres de Guaratuba
– criação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres

Um relatório com as deliberações da reunião será encaminhado para a prefeita Evani e para as comissões organizadoras das conferências estadual e nacional.

 

 

 

Leia também