Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Primavera começa com temperaturas elevadas

A primavera começa quente em todo o Paraná. A umidade baixa da maioria das regiões não se verifica no Litoral, onde o índice chega a 101%. Veja na imagem os indicadores das estações meteorológicas da região (UR). Conheça também a previsão do Simepar para a estação.

Em boa parte do estado, a Umidade Relativa do ar permanece abaixo dos 30 %, sendo que em algumas regiões estes valores podem ficar abaixo dos 20 %.

temperaturas-primavera

Primavera 2015

Data da Previsão: 22/09/2015
Duração da Primavera: 23/09/2015 (05h20min) a 22/12/2015 (01h48min*)
*Não ajustado ao horário de verão

Características Climáticas da Primavera

Chuva: durante os meses da primavera ocorre um aumento natural no volume das chuvas e também dos eventos severos em todo estado do Paraná. As chuvas são causadas pelo deslocamento de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) bem como de eventos de curta duração que se desenvolvem entre as regiões Sul e Sudeste do país em associação às altas temperaturas com a maior quantidade de umidade no ar disponível em várias camadas da atmosfera.

Também é comum ao longo da estação a atuação dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) os quais preferencialmente se formam no Paraguai e ingressam no Paraná ou por vezes se desenvolvem no próprio Estado. Ocorrências de eventos severos como rajadas de ventos moderadas a fortes, granizos e grande quantidade de raios fazem parte da climatologia da estação no Paraná. A previsibilidade de eventos severos é da ordem de horas.

Temperatura: as temperaturas apresentam aumento em seus valores médios à medida que a primavera se consolida. Os extremos de temperaturas – Tmax e Tmin – são registrados nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. Nesta estação a radiação solar é maior no Hemisfério Sul e os dias são mais longos do que as noites. A atmosfera fica assim mais aquecida.

Precipitação e temperaturas médias no Paraná

Os mapas abaixo mostram a distribuição espacial mensal da chuva média, temperatura mínima média e temperatura máxima média no estado do Paraná durante os meses de outubro, novembro e dezembro de acordo com o banco de dados das estações meteorológicas automáticas do Simepar.

Para ver a previsão completa, clique aqui (Simepar).

Fonte: Simepar
Fonte: Simepar
Leia também