Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Após recomendação do MP, Matinhos cancela audiência pública sobre Plano Diretor

 

A Prefeitura de Matinhos acatou recomendação do Ministério Público e cancelou, nesta sexta-feira (9), a audiência pública da revisão do Plano Diretor.

A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça Carolina Dias Aidar de Oliveira. A promotora levou o pedido à audiência, que estava acontecendo no Sesc Caiobá. De acordo com ela, houve “pouquíssimo tempo” para analisar as propostas da Comissão Revisora, mas que já dá para concluir que as eventuais mudanças teriam um “impacto urbanístico social e ambiental enorme”.

Entre as mudanças, a promotora aponta a “verticalização gigantesca” com consequente “aumento da temperatura da cidade” e reflexos até na coleta de esgoto. Carolina também informa que a revisão prevê avanço da urbanização sobre áreas de mata atlântica. Ela ainda considerou que as mudanças contribuem para “o colapso ambiental” que se projeta para o planeta.

Carolina Oliveira informa que recebeu ponderações do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e comentou que outras importantes instituições como IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Sanepar foram consultadas. Também questiona a “forma simplista” com que foi composta a Comissão Revisora.

As explicações da promotora foi filmada por celular pelo morador Didier Santana que o postou no Facebook e o CorreiodoLitoral publicou no Youtube. O próprio Santana já havia feito críticas a algumas propostas da prefeitura, a respeito do zoneamento.

No vídeo, um representante do prefeito disse que Eduardo Dalmora “acata todas as recomendação” e que vai conversar com os membros da Comissão Revisora para “redefinir o que deve ser redefinido”.

 

Vídeo de Didier Santana

 

 

Leia também