Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Polícia orienta mulheres a denunciarem violência na temporada

Foto: Sesp

A Polícia Civil do Paraná divulgou neste domingo (1º) uma série de orientações e reforçou a importância das mulheres, moradoras ou turistas do litoral paranaense denunciarem crimes de violência doméstica na temporada de verão. Equipes da instituição que estão nas sete cidades da região estão preparadas para atender estas situações.

A violência doméstica se caracteriza por qualquer tipo de lesão, sofrimento psicológico ou sexual, dano moral ou patrimonial. O medo e o constrangimento são as principais barreiras que inibem mulheres de comunicarem a violência sofrida.

A PCPR orienta que a vítima registre sempre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Nesse espaço, a vítima passará por uma entrevista e, dependendo do caso, poderá ser solicitada uma medida protetiva, que irá determinar o afastamento do agressor e a proibição de qualquer tipo de contato.

Se a vítima tiver machucados, será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exames de lesões corporais. Posteriormente, o inquérito policial será instaurado.

Em casos de ameaça, injúria, calúnia, difamação e contravenção de vias de fato cometidos contra mulher, o boletim também pode ser registrado pelo site da PCPR. 

Caso o crime esteja acontecendo no momento ou em intervalo recente, a PCPR orienta para que a vítima acione a Polícia Militar ou a Guarda Municipal nas cidades onde existe (Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná).  “A atuação conjunta das forças permite atendimento ainda mais rápido à vítima”, destaca a PCPR.

A Polícia ressalta que é de extrema importância a vítima fazer todos os exames, comparecer sempre que for chamada à delegacia e cumprir a medida protetiva, denunciando sempre que o agressor tentar algum contato, contribuindo assim para o rápido andamento do processo.

Leia também