Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Testes rápidos na praia já detectaram HIV, sífilis e hepatite

Em oito dias, as tendas montadas nas praias realizaram 3.650 testes rápidos e identificaram três casos positivos de HIV, 15 de sífilis e dois de hepatite B.

O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (15). As tendas foram montadas na Praia Central de Guaratuba; no balneário de Caiobá, em Matinhos; e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná.

O serviço funciona todos os dias, das 8h30 às 16h30, e conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, das secretarias municipais e da Regional de Saúde. Em uma semana de funcionamento, as tendas já receberam mais de cinco mil pessoas, entre veranistas e moradores locais.

As tendas da saúde funcionarão até o dia 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval. Para realizar os testes não é preciso realizar agendamento. Todos os serviços são gratuitos.

O procedimento dos testes rápidos é simples e necessita de apenas algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva 30 minutos para ficar pronto. “Caso o exame dê positivo, o paciente recebe toda a assistência necessária para começar o tratamento na unidade de referência mais próxima de sua casa”, informa o chefe da Divisão Estadual de Controle das DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Francisco dos Santos.

Ouvidoria do SUS– Além dos testes rápidos, as tendas contam ainda com profissionais preparados para aferir pressão arterial, realizar o teste de glicemia e dar os primeiros socorros às vitimas de acidentes com águas-vivas. Há ainda distribuição de preservativos e materiais educativos com dicas de saúde para o verão.

A Ouvidoria Itinerante do SUS também funciona junto à tenda da saúde. O serviço recebe denúncias, reclamações, sugestões, elogios, pedidos de informação, entre outras manifestações relacionadas à saúde.

Através da ouvidoria, é possível, por exemplo, fazer denúncias para a vigilância sanitária sobre estabelecimentos comerciais vendendo produtos fora do prazo de validade ou atuando em condições irregulares.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More