Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Caminhão e ônibus usam áreas de escape da BR-376, em Guaratuba

Um ônibus com 28 pessoas escapou de um acidente ao entrar na área de escape do km 667 da BR-376, em Guaratuba, pouco depois das 23h desta sexta-feira (28).

O veículo adentrou 80 metros do dispositivo, após perda no sistema dos freios, na descida da Serra do Mar.

Na imagem da câmera da concessionária Arteris Litoral Sul dá para ver que o ônibus estava na pista do meio e passa, em alta velocidade, na frente de um automóvel antes de entrar no dispositivo de segurança. 

No ônibus, do Estado do Pará, havia 26 passageiros – entre eles 3 crianças – e 2 motoristas. O veículo apresentava diversas irregularidades, entre elas, o sistema de freios e foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O veículo foi levado pra o Posto da PRF no Alto da Serra, em Tijucas do Sul. Os passageiros foram encaminhados para seguir viagem com outro veículo.

De acordo com o site Estradas, os policiais identificaram que o freio do 3º eixo lado direito estava isolado (sem lona). “O dono, cujas iniciais são F. C. F. alegou que isso ocorreu porque ele passou num buraco no estado do Maranhão, quando a borracha soltou e então ele a tirou. Portanto, rodou pelo menos 2.800 quilômetros nestas condições”.

Também verificado que o cronotacógrafo, equipamento obrigatório, estava sem o disco que registra velocidade, distância percorrida e tempo de direção. “O objetivo provavelmente seria esconder o desrespeito ao tempo de direção máximo e descanso obrigatório entre jornadas. Afinal, do Pará até o local da quase tragédia, foram cerca de 50 horas de viagem”.

Ainda segundo o site, foram aplicadas três autuações pela PRF: conduzir o veículo com equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante (sistema de freios); conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran (tacógrafo sem disco); e conduzir veículo de transporte de passageiros ou carga em desacordo c/ as condições do art 67-C CTB, justamente o que trata de tempo de direção. Em fevereiro deste ano, na BR-153/SP, o mesmo proprietário já tinha sido autuado pela PRF por conduzir o veículo com característica alterada.

Durante a tarde deste mesmo dia, foi registrada outra entrada na mesma área de escape. Um caminhão adentrou 65 metros no dispositivo, após apresentar pane no sistema de freios. O condutor nada sofreu, informou a concessionária.

Leia também