Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

TCP é finalista do concurso de responsabilidade socioambiental

Premiação aconteceu durante 16º Seminário Ecobrasil, realizado no Rio de Janeiro

Participaram do evento, da esquerda para direita, a supervisora saúde da TCP, segurança e meio ambiente, Carolina Kalinowski de Souza, o coordenador saúde, segurança e meio ambiente da TCP, Felipe de Lima Formiga, e a analista de projetos institucionais da TCP, Maitê Carlim Moura.

Nos dias 26 e 27 de abril, o Terminal de Contêineres Paranaguá (TCP) participou do 16º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente (Ecobrasil), promovido pela revista Portos e Navios, na cidade do Rio de Janeiro. Durante o prêmio de Responsabilidade Ambiental, a TCP recebeu menção honrosa como finalista pelo projeto Troca Solidária. Ao todo, foram inscritos 22 projetos de empresas dos segmentos de portos e terminais, estaleiros, empresas de navegação, fabricantes e mineradoras.

O objetivo da Troca Solidária é conscientizar as comunidades insulares da região de Paranaguá a praticarem a separação de resíduos sólidos recicláveis, reduzindo a poluição do meio ambiente e garantindo uma nova fonte de renda para as famílias. “É por meio de projetos como este que auxiliamos a introduzir conceitos de educação ambiental, incentivamos a preservação da natureza e a sustentabilidade na região”, destaca o gerente institucional, Allan Chiang.

O recolhimento do material é feito pelo mercado flutuante, embarcação que passa uma vez por mês nas comunidades. Cada material reciclado é pesado e convertido em dinheiro social para as famílias que participam do programa. Esta moeda é usada para a compra de alimentos, além de itens de higiene e limpeza disponíveis na embarcação, que comercializa produtos com preços até 40% abaixo do valor regular de mercado.

O material reciclado vai para a Associação de Catadores e Recicladores Nova Esperança, localizada na Ilha de Valadares. Desde o início do projeto, mais de 332 toneladas foram recicladas e 338 famílias foram beneficiadas. O programa atua nas comunidades de Europinha, Eufrasina, Amparo, Piaçaguera, São Miguel, Ponta de Ubá e Ilha dos Valadares e já realizou mais de 5.000 atendimentos.

“A TCP estimula o desenvolvimento social do litoral paranaense por meio de apoio a projetos locais. Desde 2012, já apoiamos 232 projetos socioambientais e, a cada ano, estamos evoluindo neste conceito”, conclui Chiang.

Prêmio Responsabilidade Socioambiental

O prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental foi criado para incentivar ações, que promovam a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social nas áreas de abrangência de indústrias e empresas com atividades marítimas. Esta é a terceira edição do prêmio, a primeira após a pandemia, e estão representadas as áreas de portos e terminais, empresas de navegação, estaleiros, fabricantes e mineradoras.

Leia também