Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Atuações além do dever rendem homenagem a policiais militares

Foto: PMPR / Divulgação
Foto: PMPR / Divulgação

A Polícia Militar homenageou policiais que se destacaram na Operação Verão. A jornalista Márcia Santos também foi homenageada. Veja as ações destacadas.

O evento aconteceu no Sesc Caiobá, em Matinhos. (PR), Litoral do estado. Jornalista Márcia Santos recebe diploma de elogioAlém dos policiais militares, a Assessora de Imprensa da Polícia Militar, Marcia Santos, também foi homenageada pelo empenho e profissionalismo na condução da divulgação da Operação Verão.

“Pela conduta exemplar, comprometimento e responsabilidade com a Polícia Militar do Paraná no desempenho de suas mais variadas funções de comunicação social e por colaborar no enaltecimento do nome da Sesquicentenária Polícia Militar do Paraná é digna de receber o presente elogio”, diz o diploma entregue à jornalista.

Os ocorrências, cujos policiais receberam homenagem, são:

SUBÁREA DE GUARATUBA – Uma adolescente foi salva por dois policiais militares que faziam patrulhamento na praia central de Guaratuba no dia 31 de dezembro, após pisar em um buraco e se afogar. A rápida ação do aspirante Maylon Eduardo de Paula Cochek e do soldado Paulo Sérgio garantiu que a adolescente fosse tirada com vida do mar.

No dia 1º de janeiro, por volta das 12h30, o cabo Ricardo Chiarelli Marchesi estava de folga quando, nas proximidades da Praça da Igreja Matriz de Guaratuba, efetuou a prisão, com o apoio de populares, de um homem que havia roubado a carteira de uma mulher.

Também em Guaratuba, o sargento Vilde Oliveira Rosa atuou rapidamente e salvou a vida de uma criança de um ano e cinco meses, a qual estava desfalecida após ter se afogado com um pedaço de plástico que obstruiu suas vias aéreas. O policial militar, que estava atuando no módulo móvel na praia central, executou manobras de desobstrução e conseguiu fazer com que o bebê voltasse a respirar normalmente.

SUBÁREA DE MATINHOS – No dia 25 de janeiro a equipe policial composta pelos tenentes Reinaldo Anderson Alves Machado, Anne Louise Prestes Serpe, e pelos soldados Elias Peretiatko, André Luiz Pfeirffer Serrone, Claudinei Ramos da Silva, Jimmy Kinczeski Goossen, Sérgio Luiz Cordeiro, Luiz Henrique Alves Biscaia e Celso Antônio Soares da Silva, efetuaram a prisão de três pessoas suspeitas de estarem envolvidas em um roubo ocorrido em Matinhos. A ação também resultou na recuperação dos objetos roubados e na apreensão de uma pistola Glock, calibre 9mm, com 15 munições intactas.

PARANAGUÁ – No dia seguinte, na tarde de 29 de janeiro, os policiais militares apreenderam 0,9 gramas de maconha, balança de precisão, 0,304 gramas de crack, 0,504 gramas de cocaína e R$ 724,00 em dinheiro, além de conduzirem duas pessoas à delegacia. Na ação, a equipe do Serviço Reservado foi até a região do Porto dos Padres e, com o apoio da Rotam, avistou o veículo denunciado no Parque São João, porém o condutor fugiu em alta velocidade. Após acompanhamento tático, o suspeito colidiu contra a viatura no Jardim Guaraituba. Logo após, o homem pulou no rio e entrou em um mangue.

No carro uma mulher confirmou que seu marido carregava drogas no veículo. Buscas foram feitas de barco pela região e o suspeito teria feito menção de estar armado. Foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros e do helicóptero Falcão 4 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que orientou as equipes em terra. Posteriormente, o homem foi preso. A ação foi efetuada pelos cabos Emerson de Arcega, Josemar Luiz Feltz, e os soldados Danilson Mesquita Vilarinho, Jesse Barbosa Pedro, Thiago da Silva Campos e Eudes Gonçalves Pereira.

Ainda em Paranaguá, no dia 1º de fevereiro, a Polícia Militar foi informada de que a Guarda Municipal teria sido alvo de disparos de arma de fogo e os suspeitos estariam em uma ilha conhecida por Rio do Almeida, próximo a Ilha dos Valadares. As equipes policiais militares da ROTAM e do Serviço Reservado, com o apoio de uma embarcação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e da Guarda Municipal Romu, iniciaram as buscas, sendo um dos suspeitos encontrado pela GM em um manguezal.

Na localidade os policiais encontraram uma casa com sacolas jogadas no chão contendo vários alimentos e, em uma delas, havia uma blusa onde estavam duas pistolas e dois revólveres. Uma das pistolas tinha sido furtada de um policial militar nas proximidades da Ilha dos Valadares. A ação foi desencadeada pelos sargentos Marcelo William Squena, Rodrigo do Rosário Gonçalves, Osmail de Freitas, Sady Luiz Amorim, e pelos soldados Genivaldo Mendes de Freitas Filho, Ali Belo Hage, Leandro Rodolfo Gabilan, Fernando Lopes Cardoso Neto, Anderson Luiz de Miranda Alves, Fabio de Souza Bueno, João Cassilha Neto, Marcio Pontes do Rosário Ribeiro, Romulo Aguiar Rodrigues, Hector Brazilio Diatchuk, Jackson Santana da Costa, Frederico Oberg e Jorge da Silva Praça Junior.

Em continuidade a esta mesma ação, o sargento Luiz Carlos de Jesus da Luz Aguiar, e os soldados Fabio Modesto de Souza, Tiago Auwarter Salvador, Simone de Freitas Maceno, Oliver dos Santos Mocelin, João Felipe e Jose Duarte de Santana Junior apreenderam documentos dos suspeitos, celulares, netbook, uma faca, roupas, 0,00144 gramas de maconha, 0,00041 gramas de crack e 0,00076 gramas de cocaína, além de estojos e projéteis.

SUBÁREA DE PONTAL DO PARANÁ – Na madrugada do mesmo dia, um veículo Citroen Xsara Picasso, na cor vermelha, roubado em Matinhos, foi recuperado no Balneário de Santa Terezinha pelo aspirante Michel Kaiel, o cabo Marcelo Jose Vieira, e os soldados Marcio Leandro Santos Motta, Edmilson Brandão, Leonardo Rodrigues Martinez, Evilin Pricila Saionara Vargas, Daisy Abdala Pinto, Felipe Paulino Cabral, Dulcimara Gomes Batista, e Daniel Bassani Martinez. Na situação, o carro estava sendo conduzido por um adolescente de 17 anos e com ele foram encontrados vários cartões de banco, caixa térmica com refrigerantes e os objetos do roubo. O suspeito informou o local onde os outros envolvidos no crime estariam, sendo um deles localizado em uma residência no Balneário Primavera com o aparelho celular roubado. Os sete envolvidos na situação foram encaminhados à delegacia.

POLÍCIA AMBIENTAL – Em outra situação, os policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) passavam em frente ao quartel da Marinha de Paranaguá quando avistaram uma mulher no banco do passageiro de um carro Gol, na cor branca, pedindo socorro. A mulher desceu do veículo e entrou no local com um bebê no colo de um ano e meio, a qual estava com uma forte crise convulsiva febril (fase clônica).

Os policiais ambientais pegaram a criança e fizeram os procedimentos necessários para que a ela não se afogasse com sua própria saliva, bem como deixaram-na numa posição cômoda até que aos poucos fosse voltando ao seu estado normal e recuperasse os sentidos. O SAMU foi acionado e o bebê levado para o hospital.

Receberam o elogio os tenentes Reinaldo Anderson Alves Machado, Flares Frederico Boell e Anne Louise Prestes Serpe; os aspirantes Michel Kaiel e Maylon Eduardo de Paula Cochek; o subtenente Gerson Luiz Casemiro da Silva; os sargentos Vilde Oliveira Rosa, Marcelo William Squena, Rodrigo do Rosário Gonçalves, Osmail de Freitas, Sady Luiz Amorim, Luiz Carlos de Jesus da Luz Aguiar e João Marcelo Augusto Pereira; os cabos Ricardo Chiarelli Marchesi, Emerson de Arcega, Josemar Luiz Feltz e Marcelo Jose Vieira; os soldados Elias Peretiatko, André Luiz Pfeirffer Serrone, Claudinei Ramos da Silva, Jimmy Kinczeski Goossen, Sérgio Luiz Cordeiro, Luiz Henrique Alves Biscaia, Celso Antônio Soares da Silva, Danilson Mesquita Vilarinho, Jesse Barbosa Pedro, Thiago da Silva Campos, Eudes Gonçalves Pereira, Genivaldo Mendes de Freitas Filho, Ali Belo Hage, Leandro Rodolfo Gabilan, Fernando Lopes Cardoso Neto, Anderson Luiz de Miranda Alves, Fábio de Souza Bueno, João Cassilha Neto, Márcio Pontes do Rosário Ribeiro, Rômulo Aguiar Rodrigues, Hector Brazilio Diatchuk, Jackson Santana da Costa, Frederico Oberg, Jorge da Silva Praça Júnior, Fábio Modesto de Souza, Tiago Auwarter Salvador, Simone de Freitas Maceno, Oliver dos Santos Mocelin, João Felipe, José Duarte de Santana Júnior, Márcio Leandro Santos Motta, Edmilson Brandão, Leonardo Rodrigues Martinez, Evilin Pricila Saionara Vargas, Daisy Abdala Pinto, Felipe Paulino Cabral, Dulcimara Gomes Batista, Daniel Bassani Martinez, André Marcos Ledur, Charles Barbosa da Silva, Ricardo Francisco, Rodrigo Barroco Labegalini, Thiago Henrique Ramos, Paulo Sérgio Antunes e a Assessora de Imprensa da Polícia Militar do Paraná, Marcia Santos.

Leia também