Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Cientista que descobriu rochas de plástico em ilha recebe homenagem da Assembleia

Foto: Divulgação da Alep

O deputado estadual Goura (PDT) entregou, nesta segunda-feira (19), Menção Honrosa para a cientista e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernanda Avelar. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFPR, sua pesquisa identificou rochas de plástico na Ilha da Trindade, no Espírito Santo (ES) a mais de 1.000 quilômetros do continente.

“Fernanda foi a responsável pelos estudos que comprovam que os humanos estão atuando como agente geológico e ocasionando uma geração de novas rochas, a partir da poluição marinha”, ressaltou Goura ao justificar a proposição da Menção Honrosa.

O estudo relata a ocorrência de rochas idênticas às naturais, mas compostas por plástico na Ilha da Trindade. O local é uma importante reserva marinha do Atlântico Sul e uma Unidade de Monumento Natural Brasileiro. As rochas constituídas por plástico foram identificadas próximo à maior região de ninhos da tartaruga-verde e de recifes de caracóis marinhos do Brasil.

A autora ressalta que a ação humana nos tempos atuais está tão penetrante que está modificando o planeta de forma mais acelerada do que os processos naturais. “Ao destruirmos montanhas para exploração mineral ou realizarmos a construção de estradas, em semanas ou poucos anos essa montanha pode ser aplainada. Em um contexto de erosão natural, esse processo levaria milhares ou milhões de anos”, exemplificou.

Repercussão

Detran Julho 2025

A descoberta de Fernanda Avelar gerou grande repercussão nacional e internacional em mais de 60 países, como, por exemplo na Itália, França, Reino Unido, China, Emirados Árabes e Austrália.

Só no site Ciência UFPR, a matéria já tem mais de 11 mil acessos. O conteúdo foi divulgado, ainda, em importantes veículos de comunicação brasileiros – como CNN, Estadão, Folha de S. Paulo, Jornal Hoje (Globo), UOL–, em agências de notícias internacionais – a exemplo da Reuters e da Agence France-Presse – e em mídias internacionais – Forbes e NBC.

Importância para a Ciência

Tanto Fernanda quanto o deputado Goura ressaltaram a importância da descoberta para a Ciência, uma vez que a descoberta traz luz a essa problemática do plástico no mar para todo mundo. Além disso, a repercussão estimula jovens cientistas a trabalhar nessa problemática e buscar a conscientização para essa questão e coloca o Paraná em uma posição de destaque no assunto.

Leia mais: Pesquisadora da UFPR encontra rochas formadas por plástico em ilha

O artigo completo resultante da pesquisa de Fernanda Avelar pode ser acessado no link abaixo.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0025326X22007135

Piroplásticos encontrados na ilha. Foto: Fernanda Avelar Santos

Leia também