Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Longe do risco de epidemia, Guaratuba segue campanha contra a dengue

Guaratuba, ao lado de Matinhos, continua distante do risco de epidemia da dengue que atinge parte dos municípios do Litoral do Paraná, mas a população deve prosseguir com os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, do dia 26 de abril, mostra a ocorrência de sete casos na cidade (autóctones), além de 26 importados (contraídos em outras cidades, sendo 13 de pessoas de fora que fizeram exame em Guaratuba). Com isto, a incidência de casos autóctones é de 19,9 por 100.000 habitantes. Situação semelhante na região só em Matinhos, com quatro casos autóctones, 19 importados e incidência de 12,27.

Paranaguá tem a situação mais grave em todo o Estado e já verifica 13.720 casos autóctones de um total de 13.840, com incidência de 9.106,6. Em seguida vem Antonina, com 85 autóctones, 35 importados, total de 120 e incidência de 437,78. Guaraqueçaba ainda não atingiu o nível de epidemia, quando há mais de 300 casos por 100.000 habitantes, mas já tem incidência de 125,53. Pontal do Paraná tem incidência de 53,38 e Morretes de 48,68.

Mais exames feitos – Um dado que destaca Guaratuba positivamente em todo o Litoral é o número de testes feitos com a população. O mesmo boletim da Sesa mostra que Guaratuba realizou 488 exames (notificações). Acima de todas as cidades em que a situação é bem mais grave, menos Paranaguá, onde a maior parte dos exames deram positivo.

Último boletim da Sesa, divulgado no dia 26
Último boletim da Sesa, divulgado no dia 26

Zica Vírus – Apesar dos dados favoráveis em relação à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde está alerta para os casos de zica vírus. Guaratuba já apresenta cinco casos autóctones e um caso importado. Também verificou um caso importado de febre chikungunya.

Além das três doenças causadas pelo Aedes aegypti, a Saúde está atenta ao surgimento da gripe H1N1. Com a queda das temperaturas, costuma diminuir a ocorrência de dengue e aumentar a de gripes e outras doenças respiratórias.

Força-tarefa – Na próxima dia 6, a Prefeitura de Guaratuba promove uma força-tarefa contra a dengue no bairro Cohapar. Equipes do Município e voluntários vão percorrer o quadrante entre as ruas Monsenhor Lamartine e Otaviano Henrique de Carvalho; e entre Menelau Torres e Marechal Deodoro.

O trabalho consiste na orientação aos moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue, demonstrações práticas, remoção de água acumulada e de lixos em terrenos vazios, passeios e até dentro das residências. A intenção da prefeitura é realizar as ações todas as sextas-feiras e informar as pessoas com antecedência para que elas juntem lixos, móveis e utensílios inservíveis para serem recolhidos.

Leia também
Comentários
Carregando...