Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Planos da Mata Atlântica devem começar em 2017

Rio Canavieiras, Limeira, Guaratuba – Foto: Correio do Litoral
Rio Canavieiras, Limeira, Guaratuba – Foto: Correio do Litoral

A região do Litoral paranaense deve ser a primeira do estado a ter Planos Municipais de Conservação e Preservação da Mata Atlântica. Hoje, apenas dois municípios do Estado tem o seu PMMA: Curitiba e Londrina.

Os trabalhos de elaboração desse documento, que atende à Lei Nacional da Mata Atlântica (nº 11.428/2006), serão feitos com apoio do programa projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas, do Ministério do Meio Ambiente e da Cooperação Alemã GIZ, da organização SOS Mata Atlântica, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Associação MarBrasil.

Na semana passada, um grupo técnico formado por Mariana Gianiaki (SOS Mata Atlântica), Armin Detternbach e Patricia Betti (da Cooperação Alemã GIZ), pelo agrônomo Juliano José Dobis Carneiro (diretor-executivo da Mar Brasil) e a bióloga Fernanda Goss Braga (Sema) esteve em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Eles representam instituições darão capacitação e orientação técnica aos municípios na elaboração dos planos. Também participa o Ministério do Meio Ambiente.

Nesta etapa preliminar, o objetivo fazer uma consulta de percepção ambiental para identificar aspectos das fragilidades e também as oportunidades de ampliar a conservação da Mata Atlântica dentro do território de cada município.

Os resultados serão posteriormente usados na elaboração dos PMMAs. “Os planos começarão mesmo a ser elaborados no ano que vem, sendo necessário ainda consultas e oficinas com a população e outras fases”, disse o Juliano Dobis.

“O Plano deve ser o mais participativo e coletivo possível, para realmente termos uma proposta fortalecida, que sirva como instrumento de planejamento e atenda as necessidades mais comuns e ao propósito de conservar e de restaurar a mata atlântica”, disse a coordenadora de Biodiversidade e Floresta da Secretaria do Meio Ambiente, Sueli Ota.

Leia também