Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba lança segundo Programa de Microbacia

A Prefeitura de Guaratuba e o Emater lançaram, nesta quarta-feira (16), em audiência pública, o Programa da Microbacia do rio São João.

Deverão ser investidos R$ 210 mil em ações que serão definidas pelos próprios agricultores da região.

A implementação dependia de aprovação das seis comunidades abrangidas: Caovi, Pai Paulo, Taquaruvú, Rio do Melo e Itinga. A metade dos cerca de 60 agricultores (proprietários ou arrendatários) da região aprovaram o programa, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, na sede da Associação Pró-Agricultura Sustentável de Guaratuba, no Caovi.

A reunião foi conduzida pelo secretário de Pesca e Agricultura, Paulo Pinna, e pelo extensionista do Emater Amilcar Santos. Também estavam presentes os extensionistas Paulo Rocha e Paulo Barbosa e o vice-prefeito e secretário de Turismo e Cultura, Vandir Esmaniotto.

Apoio à Área Rural

Vandir Esmaniotto destacou o apoio da prefeita Evani Justus à área rural e a confiança na continuidade do trabalho com o futuro prefeito Roberto Justus. Também ressaltou o trabalho de Paulo Pinna e a parceria com o Emater.

Vandir ainda fez um resumo dos projetos iniciados na sua Secretaria para participação das comunidades rurais na Feira de Artesanato e o início dos projetos de turismo rural.

Apenas Guaratuba se habilitou

O Programa de Gestão do Solo e Água de Microbacias conta com recursos do Banco Mundial e é realizado pelo governo estadual sem custos para as prefeituras e os agricultores.

De acordo com Pinna e Amilcar Santos, Guaratuba foi o único município do Litoral do Paraná a receber o programa, porque era o único que estava com as certidões negativas de débitos em dia.

No final de outubro foi concluído um programa idêntico na microbacia do rio Cubatão. Na região, os investimentos foram direcionados pela comunidade na limpeza de canais de drenagem e na distribuição de 5.550 sacas de fertilizante orgânico para 85 agricultores familiares. A região da Ottobacia do rio Cubatão tem cerca de 7.000 metros quadrados e abriga 109 propriedades rurais.

Nem todas reivindicações podem ser atendidas

As cinco Ottobacias do rio São João, tem quase 17.000 metros quadrados e cerca de 60 propriedades. De acordo com o diagnóstico feito pela Emater e pela Secretaria da Agricultura, as principais reivindicações são para melhorar as condições da estrada e a telefonia e internet, transporte coletivo, coleta de lixo, além dos problemas de alagamentos. Dentro dos investimentos que podem ser feitos pelo programa, poderão ser realizados limpeza de canais e distribuição de insumos (fertilizantes, calcário etc). A definição exata, feita pelos agricultores, constará do Plano de Trabalho que será elaborado em 2017. Até o dia 30 de novembro, a Secretaria Municipal e o Emater deverão concluir o Plano de Ação, um documento mais genérico.

Na segunda e na terça-feira da semana que vem, dias 21 e 22, o escritório do Emater na área rural vai continuar recebendo adesões e cadastrando agricultores no DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Esta é a condição para eles receberem benefícios individuais do programa, como fertilizantes e outros insumos.

Leia também