Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Guaratuba faz consulta pública do Plano Diretor

A Secretaria de Urbanismo de Guaratuba divulga, nesta quinta-feira (1º), as propostas para a revisão do Plano Diretor do Município. Veja aqui.

Os interessados podem baixar aqui no Correio do Litoral e também no site oficial um caderno com a síntese das propostas em um mapa do novo zoneamento sugerido. Nos próximos 30 dias, as pessoas podem apresentar sugestões por e-mail – [email protected].

O novo Plano Diretor ainda será discutido em audiência pública que devem acontecer no início de 2017. O secretário de Urbanismo, Natanael Fanini, explica que a revisão do Plano Diretor deve ser feita a cada 10 anos.

O Plano de Guaratuba foi homologado pelo Colit (Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense) em 2014, mas foi elaborado em 2005. “Além de acompanhar as mudanças que ocorreram nestes anos, a proposta visa planejar o desenvolvimento de Guaratuba para os próximos dez anos”, disse o secretário.

Nova via de acesso – Fanini afirmou que a proposta prevê novas vias de acesso, mas tem a preocupação ambiental. Na orla, por exemplo, o novo documento reforça a preocupação com o sombreamento da praia. Também cria uma nova via de acesso da rodovia PR-412 ao Centro, entre as avenidas Paraná e Visconde do Rio Branco.

Outra mudança é a criação de novas ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social), como em Caieiras. Cria também setores para o beneficiamento de pescado e indústria náutica, sub-centros e ciclovias. Também prevê ruas para pedestres no Centro Histórico (veja imagem acima).

ponte-iconicaPonte de Lazer – A revisão também prevê a construção a abertura da BR-101 e uma ponte sobre a baía de Guaratuba – a proposta é de uma “Ponte Icônica de Lazer”, que terá pista rodoviária para veículos leves, ciclovia e espaço para comércio, cultura e eventos artísticos.

 

 

Acesse aqui a Síntese de Propostas (5,9MB)

Acesse aqui o Mapa do Zoneamento proposto (2,3 MB)

Acesse também no site oficial do Município: http://www.guaratuba.pr.gov.br/portal/index.php/noticias/23-prefeitura/701-revis%C3%A3o-plano-diretor-do-munic%C3%ADpio.html

Leia também