Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guarda-vidas instalam 37 postos nas praias do Paraná

O Corpo de Bombeiros já instalou, nesta sexta-feira (23), 37 postos guarda-vidas nas praias do Paraná.

Serão 15 postos fixos em Guaratuba, 9 em Matinhos, 11 em Pontal do paraná e 2 na Ilha do Mel (Paranaguá). O Porto de Cima, local da prática de boia cross em Morretes será atendido por uma unidade móvel. Nos dias de maior movimento, como 24 e 25 de dezembro serão 88 postos fixos e um móvel – veja no mapa.

Cuidados

“Aos banhistas, orientamos sempre procurar as áreas protegidas por bombeiros, entrando na água no local delimitado entre as bandeiras vermelho sobre amarelo e seguindo as orientações dos profissionais presentes”, diz a tenente Virginia Maria Zamrbin Turra, do 8º Grupamento dos Bombeiros.

Ela sugere aos banhistas aproveitar a oportunidade para perguntar aos bombeiros sobre as áreas mais seguras e adequadas para o banho, as dicas de segurança adicionais e para tirar dúvidas sobre o serviço e sinalização.

Nos casos de visitas a regiões de entreposto – distantes dos postos ativos – é importante tomar muito cuidado, mesmo aqueles que sabem nadar. “O mar esconde muitos perigos, como lagamares (buracos) e correntes de retorno (puxadas ou repuxos), que podem surpreender e colocar as pessoas em situação de grande perigo”, acrescenta a tenente.

“Atenção redobrada às crianças, idosos e pessoas que necessitam de cuidados especiais: quando estiverem na água, mantenha-os ao alcance de um braço. E, em caso de ingestão de bebidas alcoólicas, não se deve entrar no mar”, orienta.

A relação dos Postos de Guarda-Vidas

Guaratuba
Central
Cristo
Caieiras I
Vila Real
Central
Avenida Ponta Grossa
Cristo
Brejatuba I
Curaçao
Candeias
Rota do Sol
Eliane
Nereidas I
Vô Fredo
Coroados II
Barra do Saí

Matinhos
Gaivotas II
Associação
Betaras
Av. Curitiba
SESC
Praia Brava
Pipeline
Trombetta
Caiobá

Pontal do Paraná
Pontal I
AVM
Shangri-lá II
Grajau
Ipanema II
Ipanema III
Sta. Terezinha I
Canoas II
Leste II
Leste III
Monções II

Paranaguá/Morretes
Encantadas (Ilha do Mel)
Praia de Fora (Ilha do Mel)
Porto de Cima – Tático Móvel (Morretes)

 

Leia também