Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Bombeiros realizam 17ª Travessia dos Veteranos em Guaratuba

07-01-2017 Travessia Anual dos Bombeiros Veteranos em Guaratuba. Fotos: Soldado Feliphe Aires

Bombeiros militares da reserva tiveram uma manhã de reencontro com companheiros de farda neste sábado (7) durante a 17ª edição da Travessia dos Veteranos em Guaratuba.

Dezenas de pessoas compareceram ao evento para prestigiar os valorosos profissionais que doaram décadas de sua vida em prol do serviço à comunidade.

“A importância desse evento é resgatar toda a história que esses bombeiros fizeram na instituição e o que eles representam, trazendo esse grupo para confraternizar conosco e mostrando aos jovens a origem do prestigiado serviço de guarda-vidas que o Corpo de Bombeiros possui. Tudo o que temos de técnica, conhecimento e doutrina é o resultado do esforço e da audácia dos bombeiros da reserva”, disse o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), tenente-coronel Paulo Henrique de Souza.

A concentração do público começou cedo e, além dos militares estaduais, dezenas de turistas e pessoas que passavam pelo calçadão da Praia Central também assistiram ao encontro e a animação dos bombeiros. Um dos idealizadores do evento é o subtenente Batista, que faz parte da primeira turma de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros, em 1966. Mesmo com a idade avançada, ele não se intimidou com o o tempo nublado e também foi para a água nadar com seus colegas de farda.

“Nós ficamos 20, 25 30 anos juntos e no momento em que vamos para a reserva remunerada, o pessoal se dispersa, então tivemos a ideia de reunir o grupo numa data. Ao passar pela Praia Mansa, vi um grupo de pessoas do estado promovendo um evento, achei interessante e falei com o Comandante, em 2000, para fazermos algo semelhante com o objetivo de reunir os bombeiros e os integrar junto aos que estão no serviço ativo”, afirmou.

Dentre as dezenas de participantes estava o cabo Vitorino dal Posso, um dos mais antigos da corporação (ingressou no Corpo de Bombeiros em 1959). “Eu não queria ser bombeiro, um instrutor me viu mergulhando e disse: esse rapaz tem que ir para o Corpo de Bombeiros. Eu tinha 19 anos na época e hoje acredito que essa foi a melhor escolha que eu fiz. Sinto-me orgulhoso por ser o mais antigo e por ter participado dos 17 edições da Travessia dos Veteranos”, falou.

A largada para a natação foi por volta de 11 horas e contou com o apoio de bombeiros militares, tanto na areia como no mar, com motos aquáticas e pranchas, para oferecer o suporte necessário aos participantes caso alguém tivesse algum problema durante o exercício. Ambulâncias do 8º Grupamento também estiveram à disposição do evento.

Pouco tempo depois da largada, um dos veteranos passou mal e rapidamente foi socorrido pelas equipes dos bombeiros que prestavam apoio no evento. Ele foi atendido na areia e foi encaminhado ao Hospital de Guaratuba.

07-01-2017 Travessia Anual dos Bombeiros Veteranos em Guaratuba. Foto: Soldado Feliphe Aires

Fonte: Marcia Santos / PMPR

Leia também