Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Em Guaratuba, campeonato vai ensinar rugby para cadeirantes

wheelchair-rugby5x470

Guaratuba vai sediar, de 11 a 17 de maio, o 8º Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeiras de Rodas. Vão participar cerca de 300 atletas, técnicos e equipes de apoio de sete estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraíba.

Além da competição, envolvendo a 1ª e a 2ª divisão do esporte no Brasil, os técnicos darão uma clínica de capacitação para professores e cadeirantes de Guaratuba interessados no esporte.

A seleção brasileira de rugby em cadeiras de rodas vai participar dos Jogos Parapan-americanos de 2015, em Torono, no Canadá, e das Paraolimpíadas no Rio, em 2016. O Paraná tem seis atketas na seleção e duas equipes entre as dez principais do ranking nacional: Gladiadores, de Curitiba, 2ª colocada; e Titans, de Colombo, a 8ª.

A escolha do Estado para sediar o 8º campeonato já estava decidida desde 2014. A primeira opçaõ foi São José dos Pinhais, que perdeu para Guaratuba em virtude da estrutura oferecida pelo Ginásio de Esportes José Richa, pela disponibilização de ambulância e equipe de saúde e, por determinação da prefeita Evani Justus, pela disposição manifestada pela Secretaria Municipal de Esportes e de demais setores em apoiar o evento. A realização é da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

Foto: Alexandre Keiji Taniguchi, atleta da seleção brasileira e da Adeacamp, de Campinas/SP

Congresso Estadual de Árbitros de Futsal

Entre os dias 9 e 15 de março, o Ginásio de Esportes José Richa e a Colônia dos Fiscais receberam o Congresso Estadual de Oficiais de Arbitragem de Futebol de Salão do Paraná.

O Congresso marcou o início dos trabalhos de arbitragem para o ano. Durante os três dias os árbitros participaram das clínicas, atualização de regras, teste escrito e teste físico, que foram ministrados pela Escola de Árbitros da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) e pela Associação dos Oficiais de Arbitragem de Futebol de Salão (Assofutsal).

Além da programação técnica, os cerca de 800 participantes particparam de atividades de lazer e turismo em Guaratuba.

11011873_364273967098191_4730439674164748751_n

 

Leia também