Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Anteprojeto de duplicação da PR-412 entre Guaratuba e Garuva prevê viaduto e ciclovia

Fotos: Rodrigo Felix Leal/SEIL

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), apresentou em audiência pública nesta terça-feira (16) o anteprojeto de duplicação da PR-412 em Guaratuba, entre a divisa com Santa Catarina, em Garuva, e o trevo do balneário de Coroados.

O evento realizado após a audiência sobre a duplicação da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná, também na sede do DER, em Curitiba. A população teve de participar por um canal do Youtube. O modelo foi criticado pelo Ministério do Paraná, que apontou irregularidades na convocação e encaminhou recomendação para que a audiência fosse adiada e que fosse assegurada a participação social efetiva.

A obra – Com extensão de 12,8 quilômetros, a duplicação tem início na divisa entre Paraná e Santa Catarina e segue até a rotatória de acesso ao balneário Coroados, em Guaratuba. Estão previstas quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido) com 3,6 metros de largura, acostamentos externos de 2,5 m, e um canteiro central separando os dois sentidos, com 2,2 m de largura. A partir do entroncamento com a PR-808 (acesso para o município catarinense de Itapoá), a PR-412 também ganha uma ciclovia bidirecional de 3 metros de largura.

As novas pistas, de pavimento flexível asfáltico, serão implantadas no lado direito da via, diminuindo o impacto quanto ao tráfego existente no trecho. Já as pistas existentes, serão restauradas, assim que os veículos puderem ser desviados para as novas vias.

Um pouco antes da ponte sobre o Rio da Praia, que será duplicada, o canteiro central é substituído por barreiras de concreto New Jersey, já que a faixa de domínio nesse trecho é menor.

Já no perímetro urbano de Guaratuba, a rotatória será readequada com implantação de novos ramos e de uma interseção em desnível, melhor disciplinando o tráfego de veículos entre a rodovia e vias municipais, principalmente a Avenida Visconde do Rio Branco.

O DER elaborou o anteprojeto levando em consideração o projeto de duplicação sendo desenvolvido pelo estado vizinho, entre o centro de Garuva e a divisa com o Paraná.

Licitação integrada – O anteprojeto de duplicação da PR-412 entre Guaratuba e Santa Catarina será utilizado como base para a Contratação Integrada da elaboração do projeto executivo e execução da obra. As soluções apresentadas nos anteprojetos poderão ser confirmadas, expandidas ou mesmo modificadas, visando garantir as melhores condições de execução da obra.

Nesta modalidade, de acordo com a legislação vigente, o orçamento da obra é sigiloso, visando garantir que as interessadas estudem cuidadosamente todos os documentos disponíveis, quando da publicação do edital, para elaborar suas propostas. O prazo de execução da obra será avaliado pelo DER/PR e definido na publicação do edital.

Questionamentos – Interessados que não puderam acompanhar a audiência pública ao vivo e registrar seu questionamento ou contribuição, podem assistir a gravação do evento e encaminhar sua manifestação via e-protocolo, no e-mail [email protected] ou pelo aplicativo WhasApp no número (41) 9-9283-1480.

Todas as participações serão respondidas diretamente ao demandante e também coletadas e publicadas no portal do DER/PR.

A realização desta audiência na modalidade virtual não exclui a possibilidade de realização de novas audiências, na modalidade presencial ou híbrida, visando garantir que todos os interessados tenham acesso a estas informações.

Leia também