Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Artesãos de Matinhos ganham espaços onde farão oficinas e atendimento ao turista

Acordos de cooperação assinados com o prefeito Zé da Ecler permitem que associações ocupem espaços públicos com contrapartidas 

Foto: Prefeitura de Matinhos / Divulgação

O prefeito Zé da Ecler e representantes de associações ligadas ao artesanato assinaram acordos de cooperação, nesta quarta-feira (22), na Casa da Cultura, onde acontece a Semana do Artesanato.

Um dos convênios é com a Amagma (Associação Mãos Guerreiras de Matinhos). Assim, a entidade poderá ocupar o espaço inferior da Casa da Cultura. A associação fica responsável – como contrapartida – em promover oficinas de artesanato. Em nome da entidade, assinou o convênio a presidente Irene de Souza.

Outro acordo assinado foi com a Associação dos Artesãos de Matinhos, também representada por sua presidente, Cristiane de Fátima Gouveia. A entidade vai ocupar a Casa do Artesão, que fica na avenida Atlântica, n° 905, depois que a reforma no espaço for concluída. Como contrapartida, a associação fará o acolhimento a visitantes e turistas, prestando informações sobre turismo, esportes, cultura e lazer.

Atualmente, a Amagma conta com 70 artesãos. Já a Associação dos Artesãos de Matinhos tem 18 filiados. Os convênios têm validade de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.

“É uma honra para mim assinar esses dois convênios. Antes, os artesãos viviam ‘pisando em ovos’, com uma espécie de medo do poder público. Com a instituição do Dia do Artesão em 19 de março e com medidas em prol da classe, estamos mudando o panorama para as pessoas que confeccionam o artesanato em nossa cidade”, afirmou Zé da Ecler.

“Em pouco tempo, nós tivemos muitas conquistas. Em outros momentos, a Casa da Cultura era usada como ‘moeda de troca’. Ela não é para isso. Por isso, nós fizemos questão de ajudar na formalização de uma associação”, disse o secretário de Educação, Mário Braga.

“A escolha da semana onde é celebrado o Dia do Artesão de Matinhos para essa assinatura é simbólica. Serve para mostrar que artesanato é uma fonte de renda digna. O que vemos aqui são mulheres empoderadas, que contribuem para o sustento de suas famílias”, disse a coordenadora da Casa da Cultura, Susan Klein.

Acompanharam a assinatura dos convênios diversos artesãos associados, e ainda o diretor de Educação, Alzino Neto; o diretor-geral de Administração, Antônio Carlos Leite de Oliveira; o diretor da Cultura, Douglair Amaral; e a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Juliana Niesborski.

Com informações e fotos do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Matinhos

Leia também