Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

UFPR Litoral oferece 164 vagas pelo Sisu

A UFPR Litoral oferece 10 cursos com 14 a 21 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), num total de 164 vagas. 

As inscrições devem ser feitas a partir do dia 19 e até as 23h59 do dia 22 de janeiro no site do Sisu; http://sisu.mec.gov.br/

A inscrição para a primeira edição de 2015 do Sisu está restrita ao estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e que não tenha tirado nota zero na redação.

Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera. A partir da próxima segunda (12), a consulta pública às vagas desta edição do Sisu será liberada e estará disponível na página do sistema na internet. Na terça-feira (13), será divulgado o resultado do Enem, também online.

Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Os resultados serão divulgados no dia 26, em uma única chamada. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Cotas

A reserva de vagas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) é implementada gradualmente (12,5% a cada ano, desde 2013), até alcançar o percentual de 50% em 2016. Este ano, o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para os estudantes de escola pública é de 37,5%. No entanto, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais para egressos de escolas públicas.

Para a primeira edição de 2015 do Sisu serão ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior, um aumento de 20% em relação a 2014.

Bolsa do Probem tem inscrições abertas no dia 19

Serão abertas também a partir do dia 19 de janeiro as inscrições para o Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante da Universidade Federal do Paraná – Probem.

O Probem foi criado em 2009 pela presidente Dilma Roussef. O objetivo é apoiar estudantes com fragilidade socioeconômica que precisam de auxílio financeiro para se manter no curso é constituído pelos seguintes benefícios, isolados ou em composição: Auxílio Permanência, Auxílio Refeição, Auxílio Moradia e Auxílio Creche.

►Auxílio Permanência, auxílio financeiro no valor de R$ 400,00 mensais, visa subsidiar gastos inerentes à formação acadêmica como fotocópias, compra de livros, materiais para aulas práticas, etc.;

►Auxílio Refeição, fornece isenção das taxas nas refeições feitas nos restaurantes universitários da universidade, 3 refeições por dia, 7 dias por semana;

►Auxílio Moradia, auxílio financeiro no valor de R$ 275,00 mensais, para a manutenção do estudante oriundo de outras cidades, nos locais em que residam durante o período do curso;

►Auxílio Creche, destinado aos estudantes vinculados ao PROBEM que possuem filhos na faixa etária de 0 a 6 anos incompletos, devidamente matriculados em Centros de Educação Infantil particulares ou conveniados.

Em anexo em PDF o edital com o cronograma e a documentação a ser entregue para solicitar os benefícios: Edital_1_PROBEM_20151

 

Leia também