Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Festival do Caranguejo mostra projeto de repovoamento da espécie

Uma das novidades da edição 2023 do Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná é a presença do Projeto Puçá. Desenvolvido em parceria com a UFPR, através do Camar (Centro de Estudos Marinho de Pontal do Paraná) e o GIA (Grupo de Pesquisas Científicas, Tecnológicas e de Inovação), a iniciativa aprofunda os estudos sobre as  espécies marinhas de interesse comercial no Paraná. 

O Camar, criado em 1998 para atender a demandas do setor aquícola, fica em Praia de Leste e foi construído em um terreno de 11 mil metros quadrados, doado pelo Município de Pontal do Paraná. 

Lá são realizadas pesquisas que visam trazer impactos positivos para a economia do litoral paranaense – entre elas, o desenvolvimento de uma tecnologia de produção de larvas de caranguejo-uçá em larga escala para o repovoamento dos manguezais. 

Parte destes conteúdos e tecnologias relacionadas ao cultivo do caranguejo estará disponível ao público presente na abertura e no encerramento do tradicional festival gastronômico do município, na Praça Alvorada, no balneário de Shangri-lá. 

Na oportunidade, o público presente poderá conhecer mais as características da espécie interagindo com o caranguejo-uçá em um espaço imersivo com jogos, painéis, entre outras atrações preparadas pelos especialistas do Camar.

Neste mesmo espaço, a Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), em parceria com a Paraná Turismo, terá um espaço para apresentação dos destinos turísticos da região.

O Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná será realizado na Praça Alvorada, no balneário Shangri-lá, a partir do dia 2 de fevereiro, e em restaurantes da cidade, entre 3 de fevereiro e 5 de março.

Leia também