Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Câmara de Guaratuba faz eleição da Mesa para encerrar disputas

Os 10 vereadores que elegeram a nova mesa Diretora
Os 10 vereadores que elegeram a nova mesa Diretora

Por 10 votos, com três ausências, a Câmara Municipal de Guaratuba elegeu nesta segunda-feira (19), a Mesa Diretora para o biênio 2015-2016. A posse será no dia 1º de janeiro.

Mordecai Magalhães de Oliveira (DEM) foi reeleito presidente. Nos demais cargos da Mesa houve renovação. Maurício Lense (PPS)  foi eleito vice-presidente, Sergio Braga (PROS), 1º secretário, e Fabio Chaves (PTB) 2º secretário. Três membros da Mesa atual retiraram-se da sessão: o vice-presidente Itamar Junior (PSC), o 1º secretário Artur Santos (PSD) e a 2ª secretária Maria Batista (DEM). Segundo fontes, os três não aceitaram ser substituídos conforme havia decidido a ampla maioria dos vereadores.

Antes da votação, Itamar Junior pediu questão de ordem e citou o artigo 10 do Regimento Interno da Câmara sobre a competência da Mesa. Oliveira explicou que conforme o artigo 23, compete ao presidente “presidir as eleições da renovação da Mesa Diretora”, “organizar a Ordem do Dia das reuniões”. De acordo com o artigo 11 do Regimento e artigo 26 da Lei Orgânica do Município, a eleição para renovação da Mesa será em sessão ordinária, cuja Ordem do Dia é de competência do presidente.

Pontal 40 milhões

Com a ausência do 1º secretário, Oliveira convocou Sergio Braga a ocupar a função. As votações foram separadas e nominais, com apenas um candidato para cada cargo. Ao declarar seus votos, o vereador Juarez “Galego”, líder do DEM, pediu que os demais vereadores do partido, Oliveira e Maria Batista, o acompanhassem. Também votaram a favor dos candidatos únicos os vereadores Ana Maria (PROS), Almir Troyner (SDD), Cátia Silvano (SDD), Laudi “Tato” (PT) e Raul Chaves (PMDB).

A eleição foi feita com base no novo Regimento Interno da Câmara, aprovado por unanimidade e elaborado com a participação dos 13 vereadores, em 2013. Entre outras mudanças, previu a renovação da Mesa a qualquer data antes do final do segundo ano da legislatura. A marcação da data para esta segunda-feira foi motivada pela aproximação da Copa do Mundo, recesso de julho e eleições. Também visou evitar conflitos e disputas que ameaçavam os trabalhos legislativos.

A posse da nova mesa Diretora será no dia 1º de janeiro. Até lá, permanecem os atuais membros.

O fim das tensões na Câmara foi o principal assunto dos pronunciamentos dos vereadores durante a Palavra Livre no final da sessão. Leia a seguir. Saiba também o que foi votado na sessão e sobre o pronunciamento do vereador Mauricio Lense na Tribuna.

Redação (com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara)
Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More