Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Chuva atinge Litoral e casal morre ao ser levado pela enxurrada na área rural de Guaratuba

Vídeo: BPMoa

As comunidades rurais de Guaratuba sofrem com os prejuízos de 750 famílias e a perda de dois moradores, vítimas da enxurrada que atingiu a região desde a noite de sexta-feira (7). O Colégio Estadual de Campo Cubatão divulgou nota de pesar pela morte dos ex-alunos, o casal Ana Paula Alves Cordeiro, de 20 anos, e Irineu Alves, de 25. 

Eles foram levados pela enchente que atingiu a propriedade rural deles, situada nas proximidades da cachoeira do Ribeirão Grande, na localidade de Limeira. A casa onde moravam também foi arrastada.

O corpo de Irineu foi encontrado na tarde de sábado (8), em uma plantação de pupunha. O corpo Ana Paula foi encontrada na manhã deste domingo (9), em meio à lama em uma plantação de banana, do outro lado do rio.

Ana Paula e Irineu | foto CEC Cubatão / Reprodução

As regiões do Cubatão e Limeira foram duramente atingidas pelas enchentes dos diversos cursos d’água que cortam a área rural. O volume de água no rio Cubatão e rapidez como aconteceu, levou os moradores a apontar como causa uma suposta abertura de comportas da Represa do Vossoroca e da Usina Guaricana, que fica no alto da Serra do Mar. Isso ainda não havia sido confirmado ou negado nesta manhã.

Dias depois, a Copel negou e explicou que os reservatórios estavam com níveis baixos a acabaram contendo as águas das chuvas.

Estudantes ilhados em ônibus

Durante a madrugada, dez alunos, o monitor e o motorista do ônibus ficaram ilhados dentro de um ônibus escolar. Ele retornavam do turno da noite do ensino médio no Colégio do Cubatão. Só foram resgatados quando o nível da água baixou.

Segundo relatório do Corpo de Bombeiros das 8h30 deste domingo, 750 famílias da área rural de Guaratuba foram atingidas pelas chuvas.

Rompimento na ponte do Cubatão

Vídeo: Divulgação da Prefeitura de Guaratuba

Por imagem de drone, a Prefeitura de Guaratuba confirmou que a cabeceira da ponte sobre o rio Cubatão rompeu e que a ponte da Limeira estava comprometida. O prefeito Mauricio Lense sobrevoou a região de helicóptero e avaliou a situação.

Além do apoio no encaminhamento de pessoas, foi montado um centro para receber doações, principalmente água mineral. Local: Espaço Litoral, rua Antonio Rocha, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros.

Outras cidades

As chuvas também afetaram a população de outras cidades da região. Em Paranaguá, foram 500 famílias atingidas em 45 bairros. Em Morretes, foram 245 em sete bairros e localidades rurais. Em Antonina, foram  150 famílias em sete bairros. 

Matinhos e Pontal do Paraná também foram atingidos por chuvas, mas não houve residências afetadas.  

A sexta-feira foi marcada por volumes extremos de chuva. As estações situadas no litoral paranaense registraram, aproximadamente, os seguintes acumulados, desde às 00h até as 22h30:

– Antonina: 100,6 mm;
– Matinhos: 119,8 mm;
– Morretes: 130,6 mm;
– Paranaguá: 42,4 mm.

Em uma hora, os maiores volumes de chuva nas cidades foram em torno de: 

Antonina: 34,4 mm, entre às 17h e 18h;
Matinhos: 35,6 mm entre às 17h e 18h;

Morretes: 54,4 mm entre às 17h e 18h;

Paranaguá: 21,4 mm entre às 13h e 14h.

Estradas

As chuvas também provocaram bloqueios em rodovias. A BR277, a PR-508 (Alexandra-Matinhos) e PR-407 (Paranaguá- Pontal do Paraná) tiveram bloqueios no sábado. 

Na madrugada de sábado houve dois deslizamentos de terra na altura dos km 14 e 41 da BR-277 e os trechos foram interditado.

Na manhã deste domingo, a concessionária EPR Litoral Pioneiro, informou que o tráfego no km 41 da BR-277 passou a ter uma faixa livre no sentido Litoral. “Essa medida deve permanecer pelos próximos dias visando maior segurança aos usuários e levando em consideração o comportamento climático na região”. No local, foi verificada queda de sedimentos na madrugada de sábado e a pista foi interditada. 

“O fluxo no sentido Curitiba seguirá normal em duas faixas”, informa a EPR.

Video feito após as águas baixarem | BPMoa

* Este texto será atualizado

Leia também