Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Paranaguá Refis prorroga mob

Conhecer para Preservar: Paranaguá celebra Semana do Patrimônio Histórico

Programação gratuita reúne diversas atividades, lançamentos culturais e ações no MAE e na Estação Ferroviária para celebrar e preservar a memória e a identidade de Paranaguá
Estação Ferroviária | foto: Secultur / Divulgação

Desde terça-feira (12), a preservação da memória e da identidade cultural do povo parnanguara está em destaque na Semana do Patrimônio Histórico de Paranaguá, que acompanha data nacional. O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é comemorado no dia 17 de agosto.

Em Paranaguá, a programação é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (Secultur), e neste ano conta com a parceria do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com o tema “Conhecer para Preservar”, a programação reúne diversas atividades que celebram a valorização e a preservação do patrimônio em suas múltiplas dimensões.

De acordo com o secretário da pasta, Ivan Lapolli Filho, o evento integra o calendário nacional de celebrações alusivas ao Dia do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto, em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“A Semana do Patrimônio Histórico é uma tomada de consciência, uma redescoberta do que temos aqui em Paranaguá, pois estamos falando da cidade-mãe do Paraná e de seu patrimônio material e imaterial. A isso se somam nossas belezas naturais, a preservação ambiental e o fandango, ou seja, uma vasta gama de manifestações culturais”, destacou Lapolli. Ele ressaltou ainda que o evento é uma oportunidade de aproximar a população de seu legado cultural.

A programação é gratuita e aberta ao público. Segundo o secretário, a proposta é unir história, arte, música e educação patrimonial, aproximando diferentes gerações e fortalecendo o sentimento de pertencimento à cidade mais antiga do Paraná.

Programação

• 12 de agosto – Auditório do Isulpar
19h – Abertura oficial e palestras sobre Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial
• Jean Pierre Leite – Delegado da Polícia Federal
• Mateus Ávila Andrade de Azevedo – Promotor de Justiça (MPPR)
• Rogério Bealppino – Arte-educador

• 13 de agosto – Centro Histórico de Paranaguá
14h – Visita guiada
Saída: Fonte Velha (Fontinha)
Condução: Hamilton Sampaio Junior – Historiador

• 14 de agosto – Estação Ferroviária de Paranaguá 
18h30 – Lançamento do registro fonográfico do Mestre Zeca
Com apresentação do Mestre Zeca e banda

• 15 de agosto – Estação Ferroviária
17h – Palestra: História da Estrada de Ferro Paranaguá–Curitiba
Com Alexandre Santana – Historiador e autor do livro A Saga da Serpente de Ferro

• 16 de agosto – Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR
8h – Aula aberta de yoga no átrio do MAE
10h – Oficina de fotografia e visita guiada com o professor doutor Cordeiro Jabur
14h – Oficina de desenho de observação
17h – Solenidade de encerramento – Estação Ferroviária

Fonte: Secom Paranaguá | jornalista: Suzane Cicarello

Leia também