Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Covid-19: Guaratuba realiza muito mais testes do que a média

Jornal de Guaratuba – A Secretaria Municipal da Saúde está realizando testes em todos os pacientes suspeitos para covid-19, conforme critério médico e de acordo com os protocolos clínicos do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da literatura médica.

O secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, explica que Guaratuba adquiriu testes rápidos e tem recebido da Secretaria de Estado da Saúde a quantidade necessária dos testes RT-PCR, chamados “padrão ouro”, para atender a demanda. “Guaratuba tem realizado um número de exames bem acima da média do Brasil. A nossa média é de 91 testes para cada 1.000 habitantes, perto dos Estados Unidos, que é de 93 testes por 1.000”, informa Gabriel Modesto. Segundo dados do Ministério da Saúde do mês de julho, os últimos divulgados, o Brasil realizou 13,7 testes para cada 1.000 habitantes.

Protocolos

Os protocolos para realização de testes são baseados no ciclo do vírus, que atua durante 14 dias no corpo humano, e a equipe médica define o melhor dia para coleta e qual melhor exame indicado dentro do ciclo de atuação do vírus no organismo.

Mercado Barrageiro dez25-jan26 mob

Os sintomas

As pessoas com alguns dos sintomas da Covid, como perda do paladar ou olfato, dor de cabeça, dor no corpo, febre e dor de garganta devem procurar qualquer Unidade de Saúde do Município para ser orientada e encaminhada, informa a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde Aleyse Gramigna Fernandes.

Gabriel Modesto explica que a equipe de saúde vai avaliar o caso, definir qual o tipo de teste e o dia indicado para a realização do exame, que pode, inclusive, ser no mesmo dia ou também agendado. Se os sintomas foram graves, a pessoa deve procurar diretamente o Pronto Socorro, que foi transformado em unidade para atendimento da Covid.

Termo de compromisso

Ao realizar o teste, a pessoa assina um termo de compromisso de que ficará em isolamento e manterá as pessoas que moram no mesmo endereço (contactantes) também em isolamento, pelo menos enquanto aguardam o resultado. A equipe de Saúde vai monitorar o paciente, acompanhando sua situação de saúde e suas necessidades durante todo o período de isolamento. Se houver necessidade, a Secretaria da Saúde fornecerá atestados médicos para as pessoas que precisem se ausentar de empregos.

Leia também