Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Delegacia da Polícia em Matinhos recebe capacitação para atendimento ao autista

Fotos: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo), promoveu uma palestra de capacitação para atendimento a autistas, na quinta-feira (20), na Delegacia Cidadã em Matinhos. 

A ação faz parte da instrução continuada de Instituição Amiga da Pessoa Autista. A iniciativa teve como objetivo levar informação aos servidores sobre como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família.

O delegado da PCPR, Thiago Fachel, enfatiza a oportunidade dos servidores de terem acesso à capacitação. Vinte servidores participaram da instrução. “A palestra serviu para aprimorar o atendimento ao público e a abordagem policial, possibilitando o reconhecimento das características das pessoas autistas e a humanização deste processo. Foram ensinadas técnicas para atendimento inclusivo, respeitoso e moderno. A delegacia de Matinhos, a partir de agora, passará por adaptações para melhor acolher a população”, afirma Fachel.

O conhecimento ministrado proporciona aos servidores o entendimento da necessidade de trazer acolhimento às pessoas autistas e familiares. 

A palestrante, mãe de autista, advogada e conselheira municipal da Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo), Aline Milanez, abordou o Transtorno Espectro Autista (TEA), os termos adequados para o tratamento e os direitos.

Além disso, reforçou que a pessoa autista, para todos os efeitos legais, é considerada uma pessoa com deficiência e, devido a isso, tem o atendimento de forma prioritária. A capacitação ainda alinha procedimentos operacionais e minimiza a possibilidade de incidentes indesejados durante os atendimentos e abordagens. 

Leia também