Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Dragagem vai permitir grandes navios em Paranaguá

O ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República, assina na terça-feira (3) contrato da dragagem do canal do Porto de Paranaguá.

Serão investidos R$ 394 milhões para permitir que navios ainda maiores consigam acessar o porto. O ministro falará com a imprensa às 11h30.

No dia 6 de outubro, o Governo do Paraná assinou contrato para a obra de dragagem de manutenção dos canais de acesso aos portos paranaenses, com investimento de R$ 156,9 milhões.

A assinatura pelo ministro e pelo governador beto Richa acontece no auditório da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). O contrato será assinado com a empresa DTA Engenharia, vencedora da licitação realizada pela Secretaria Especial de Portos (por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), SEP/PR número 02/2014) para dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao porto paranaense.

O contrato inclui a elaboração dos projetos básico e executivo de dragagem, sinalização, balizamento e a execução das obras de dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. A empresa terá um prazo de 11 meses para executar a obra.

A área objeto de dragagem deste anteprojeto corresponde ao eixo leste-oeste do Complexo estuarino de Paranaguá, com aproximadamente 45 km de comprimento e 7 km de largura. Ao todo, serão dragados 14, 2 milhões de metros cúbicos de areia.

Canal da Galheta – Com a nova dragagem o canal de acesso ao porto de Paranaguá, chamado canal da galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal possui 15 metros. A dragagem também trará ganhos de produtividade ao Porto de Paranaguá.

A Bacia de Evolução do canal – área utilizada pelos navios para manobra e atracação – ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros. Já as áreas intermediárias, localizadas entre o Canal da Galheta e a Bacia de Evolução, passarão a ter 15 metros de profundidade.

A dragagem permitirá que navios graneleiros de grande porte frequentem o Porto, assim como navios porta-contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos exportados.

Assinatura do Contrato de dragagem de aprofundamento dos portos do Paraná.

Data: 3/11 (terça-feira)
Horário: 11h30
Local: Auditório Emir Roth – Palácio Taguaré – Sede da APPA
Endereço: Avenida Ayrton Senna da Silva, 161- D. Pedro II – Paranaguá – PR

Com informações da SEP e Appa

Leia também