Educação de Matinhos e Pontal unem-se para realizar fórum do Litoral sobre criança autista
As secretarias de Educação de Matinhos e de Pontal do Paraná reuniram-se na tarde desta quarta-feira (16) para discutir e iniciar a organização do 1º Fórum do Litoral: “A criança autista e neuro diversa à luz da Lei da Inclusão”.
A secretária de Educação de Pontal, Renata Marinho, e sua equipe estiveram em visita ao secretário de Educação, Cultura e Esporte de Matinhos, Mário Braga. Na ocasião, as equipes também trocaram informações sobre os atendimentos às crianças com autismo nas escolas.
A iniciativa do fórum, previsto para acontecer em novembro, é de Pontal do Paraná e pretende envolver as secretarias de Educação dos sete municípios do Litoral. . De acordo com Renata Marinho, um dos pontos principais que serão discutidos é a mudança na Lei n° 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão). O objetivo do fórum será o de traçar estratégias conjuntas de atendimento, visando acelerar os processos de avaliação e acompanhamento dessas crianças.
Nesta próxima semana, Renata Marinho e Mario Braga vão a Morretes e Antonina explicar o projeto. A intenção é reunir os sete municípios para, juntos, buscarem apoio do Governo do Estado.
Renata Marinho estava acompanhada da diretora pedagógica e geral da Secretaria de Educação de Pontal, Ana Cláudia Simas Corrêa; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pontal, Silvana de Oliveira Santos Batista.
Também estiveram na reunião a primeira-dama Regina Viana; o diretor da Secretaria de Educação, Alzino Neto; a diretora pedagógica Juliana Niesborski; e a coordenadora de Educação Especial, Dabinei Lima Ferreira.