Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba ganha caminhão de coleta seletiva e pede imóvel para Centro de Eventos

 Iran de Rezende (Águas Paraná), Rciha, Evani e Nelson na assinatura do convênio – foto: Orlando Kissner/ANPr
Iran de Rezende (Águas Paraná), Richa, Evani e Nelson na assinatura do convênio – foto: Orlando Kissner/ANPr

A prefeita Evani Justus e o governador Beto Richa assinaram, nesta terça-feira (21), no Palácio Iguaçu, um convênio para compra de um caminhão para coleta seletiva de lixo.

Centro de Eventos – Na ocasião, ela e o deputado Nelson Justus formalizaram o pedido para o Estado transferir o imóvel onde funcionava a Unidade Marcílio Dias para o município. O ofício entregue ao governador reforça as negociações que vem sendo feitas para Guaratuba receber de vez o imóvel que ocupa há décadas.

No local já funcionou a Escola de Pesca e a extinta Faspar (Fundação de Ação Social do Paraná). Há anos a prefeita Evani planeja construir no local um Centro de Eventos. Segundo fontes do governo estadual, as conversações estão adiantadas, inclusive com a transferência de um espaço ocupado pelo Corpo de Bombeiros para o terreno da Vigilância Epidemiológica do Município.

O caminhão já havia sido anunciado por Nelson Justus no dia 5 de maio, quando o governador o informou que Guaratuba e mais 33 municípios seriam beneficiados com o recurso, que é a primeira etapa do Sistema Integrado de Coleta Seletiva do Instituto Águas do Paraná.

Pelo convênio assinado, o veículo será pago pelo Estado e o município deverá disponibilizar motorista, combustível e a manutenção dos equipamentos. Outros municípios atendidos terão deverão disponibilizar barracão para triagem dos recicláveis, o que Guaratuba já tem.

Ampliar coleta seletiva

O novo veículo vai reforçar o trabalho que é feito pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis – Acamares Pôr do Sol. Hoje, os trabalhadores administram uma usina de reciclagem e tem o apoio de dois caminhões alugados pela Prefeitura para fazer a coleta.

Com um veículo a mais, a Acamares poderá pôr em prática o projeto de coleta de resíduos da bananicultura, além de ampliar a coleta que é feita na área rural. O projeto vem sendo elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Leia matéria completa neste sábado (25).

Leia também