Ibama apreende 600 kg de peixe sem nota fiscal em Guaratuba
O Ibama Paraná apreendeu na madrugada desta quinta-feira (2) 600 Kg de pescados sem comprovação de origem, durante atividade de fiscalização no ferryboat que faz a travessia da baía de Guaratuba.
A ação de fiscalização contou com o apoio da Polícia Federal e faz parte da Operação Brasiliensis, onde o Ibama tem atuado para coibir crimes ambientais relacionados à captura, transporte, armazenamento e outros ilícitos relacionados com atividade de pesca, especialmente no período de defeso do camarão, compreendido entre os dias 1º de março a 31 de maio.
Em decorrência da não apresentação de nota fiscal para o pescado, oriundo do município de Itajaí no Estado de Santa Catarina, toda a carga foi apreendida e doada para entidades beneficentes do litoral do Paraná.
Além da apreensão do pescado irregular, houve a apreensão do caminhão utilizado na infração e aplicação de multa no valor de R$ 17.000,00. O Superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, destaca “a importância da apresentação da nota fiscal na compra, armazenamento e transporte de produtos pesqueiros, como garantia de origem do produto.”
Ainda de acordo com o superintendente, a ação realizada faz parte das atividades de fiscalização federal previstas para o Paraná em 2015.
Fonte: Ibama-Paraná