Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral enfrenta o desafio de criar cidades sustentáveis

Secretário de Urbanismo, Natanael Fanini, aponta situações sustentáveis e as insustentáveis de Guaratuba – Foto: Sedu
Secretário de Urbanismo, Natanael Fanini, aponta situações sustentáveis e as insustentáveis de Guaratuba – Foto: Sedu

Gestores dos sete municípios do Litoral do Paraná debateram nesta semana a construção de cidades sustentáveis na elaboração e atualização dos planos diretores.

A reunião técnica foi nesta quinta-feira (12), no Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade), em Curitiba. Na plateia, técnicos municipais das áreas de planejamento urbano, gestão urbana, fiscalização de parcelamento de solo e obras, procuradoria jurídica e membros do Conselho do Plano Diretor e representantes da sociedade civil dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

A reunião foi conduzida pelo geógrafo Carlos Storer, pelo economista Jerônimo Meira e pelo arquiteto urbanista e analista de Desenvolvimento Municipal, Fernando Caetano, todos do Paranacidade. “Com o Plano Diretor Municipal se implanta uma nova cultura de gestão pública. Os técnicos conhecem propostas, estudam juntos questões que ajudam a progredir e a desenvolver cada município de maneira planejada, inteligente e a longo prazo”, argumenta Storer.

O geógrafo também lembra que a questão territorial não pode ser um simples interesse do proprietário. “Todos devem pensar que não se constrói apenas uma casa, um prédio, se constrói uma cidade. E o interesse público deve estar acima do interesse particular”, diz Storer.

Porto em Pontal – O secretário Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários de Pontal do Paraná, Luiz Krezinski, disse que nesta questão há muitas ilegalidades. “São ações cometidas provocadas pela crise econômica e também pela falta de ética dos cidadãos. Daí a importância deste tipo de reunião que instiga o profissional a ter maior responsabilidade e a saber como melhor cobrar ações corretas de autoridades e de políticos”, destacou.

Krezinski, ainda, disse que o Plano Diretor de seu município já está pronto e será apresentado ao Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit), nos próximos dias. “O ponto mais importante deste PDM prevê a existência de um Porto no bairro Pontal do Sul”, adiantou.

Revisão em Guaratuba e Matinhos – De Guaratuba, o secretário municipal de Urbanismo, Natanael Fanini, apresentou um resumo sobre o trabalho de revisão do Plano Diretor, aprovado pelo Colit em março de 2014, mas com um projeto elaborado em 2005. Situação idêntica vive o município de Matinhos, que teve o PDM aprovado junto com Guaratuba, mas que o projeto de 2006 já está sendo revisto.

Ao final da reunião, todos participaram de uma oficina. Diante de mapas de seus respectivos municípios, eles foram convidados a colocar bandeirinhas coloridas – vermelhas e verdes – indicando neles as situações sustentáveis e as insustentáveis. E, após, eles explicaram os seus posicionamentos na colocação de áreas sustentáveis e insustentáveis.

 

Redação do CorreiodoLitoral.com com informações da Sedu
Fotos: Sedu

 

Leia também