Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral prepara festas de Ano Novo com destaque para fogos com ruído reduzido

Fotos: Divulgação

Seis das sete cidades do Litoral do Paraná promovem eventos na virada do Ano Novo, entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, a maioria delas anunciando queima de fogos sem estampido ou, tecnicamente, “fogos de artifício com ruído reduzido”. É uma medida para proteger animais, autistas e outras pessoas que se incomodam com excesso de barulho dos fogos tradicionais.

Em Matinhos, a festa será na orla aumentada com a engorda da praia concluída. Terá show de trio elétrico a partir das 21h em Caiobá e queima de fogos de baixo estampido em cinco pontos, nos headlands, guias corrente e espigões. Serão dois na Praia Brava e três entre a Praia Central e os balneários.

Em Pontal do Paraná, o show pirotécnico também será de ruído reduzido. Os fogos serão montados nos principais polos da cidade e vai permitir a vista de toda a extensa orla de 23 quilômetros: Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul.

Em Guaratuba, haverá queima de fogos em dois pontos: na Praia Central – com o DJ Allan Caetano e a dupla Davi e Daniel, no trio Águia – e no balneário Coroados – com o DJ Anderson Luís, no trio Alucinação. O evento é realizado pela Rádio Litorânea, com apoio da prefeitura e acontece das 22h30 à 1h30. Conforme destacou o Portal da Cidade Guaratiba, a Prefeitura não informou se a queima de fogos será com baixo estampido, porém a Lei Municipal 1.669/2022 proíbe a utilização dos fogos com ruídos sonoros.

Em Antonina a prefeitura vai realizar a queima de fogos à meia noite na Prainha da Pita, com dispositivos de baixo estampido. 

Em Paranaguá haverá show na Praça de Eventos Mário Roque, da dupla George Henrique e Rodrigo. A festa começa às 21h. A virada vai contar ainda com o Show Litoral Music, que vai reunir artistas locais, apresentando diversos gêneros musicais.

Guaraqueçaba terá o Show da Virada a partir das 20h, na praça William Michaud, com Charles de Souza & Renatinho, DJ Doelle e a banda Pimenta Rosa. 

Morretes vai manter uma tradição e não realizar evento público de virada de ano. Restaurantes, hotéis e pousadas programam alguns eventos.

Leia também