Litoral prepara festas de Ano Novo com destaque para fogos com ruído reduzido
Seis das sete cidades do Litoral do Paraná promovem eventos na virada do Ano Novo, entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, a maioria delas anunciando queima de fogos sem estampido ou, tecnicamente, “fogos de artifício com ruído reduzido”. É uma medida para proteger animais, autistas e outras pessoas que se incomodam com excesso de barulho dos fogos tradicionais.
Em Matinhos, a festa será na orla aumentada com a engorda da praia concluída. Terá show de trio elétrico a partir das 21h em Caiobá e queima de fogos de baixo estampido em cinco pontos, nos headlands, guias corrente e espigões. Serão dois na Praia Brava e três entre a Praia Central e os balneários.
Em Pontal do Paraná, o show pirotécnico também será de ruído reduzido. Os fogos serão montados nos principais polos da cidade e vai permitir a vista de toda a extensa orla de 23 quilômetros: Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul.
Em Guaratuba, haverá queima de fogos em dois pontos: na Praia Central – com o DJ Allan Caetano e a dupla Davi e Daniel, no trio Águia – e no balneário Coroados – com o DJ Anderson Luís, no trio Alucinação. O evento é realizado pela Rádio Litorânea, com apoio da prefeitura e acontece das 22h30 à 1h30. Conforme destacou o Portal da Cidade Guaratiba, a Prefeitura não informou se a queima de fogos será com baixo estampido, porém a Lei Municipal 1.669/2022 proíbe a utilização dos fogos com ruídos sonoros.
Em Antonina a prefeitura vai realizar a queima de fogos à meia noite na Prainha da Pita, com dispositivos de baixo estampido.
Em Paranaguá haverá show na Praça de Eventos Mário Roque, da dupla George Henrique e Rodrigo. A festa começa às 21h. A virada vai contar ainda com o Show Litoral Music, que vai reunir artistas locais, apresentando diversos gêneros musicais.
Guaraqueçaba terá o Show da Virada a partir das 20h, na praça William Michaud, com Charles de Souza & Renatinho, DJ Doelle e a banda Pimenta Rosa.
Morretes vai manter uma tradição e não realizar evento público de virada de ano. Restaurantes, hotéis e pousadas programam alguns eventos.